Banner Portal
Ginástica para todas, todes e todos
PDF

Palavras-chave

Ginástica para todos
Diversidade
Educação emancipatória
Educação democrática
Preconceito

Como Citar

AYOUB, Eliana. Ginástica para todas, todes e todos: por uma pedagogia da diversidade. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022040, 2023. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8671772. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8671772. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Neste ensaio, tenho o objetivo de compartilhar reflexões acerca da ginástica para todos (GPT), aqui denominada como ginástica para todas, todes e todos, em diálogo com uma perspectiva de educação emancipatória, humanizadora, democrática e antirracista, tendo em vista uma pedagogia da diversidade. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico. Resultados e discussão: A concepção de GPT que sustenta minhas pesquisas e docência como professora universitária, apoia-se na proposta de GPT do Grupo Ginástico Unicamp, cujo princípio metodológico fundamental consiste em potencializar as interações humanas. Experimentar nossa inteireza nas relações humanas requer, necessariamente, uma abertura intencional à diversidade de sujeitos, de corpos e de práticas, à pluralidade de culturas e à circulação de conhecimentos e saberes oriundos de diferentes grupos sociais. Requer, inevitavelmente, juntarmo-nos à luta por uma educação antirracista, por uma pedagogia da diversidade. Enfatizo, portanto, a urgência de consolidarmos uma GPT que abra cada vez mais espaço para todas as pessoas, assumindo até mesmo uma linguagem de gênero mais inclusiva e abrangente em sua nomenclatura. Daí minha proposta de anunciarmos uma ginástica para todas, todes e todos, com todas, todes e todos, por todas, todes e todos. Conclusão: Penso que essa GPT vem sendo construída e praticada no Brasil, assim como em outros países. Entretanto, sublinho a premência de aprofundarmos nossos estudos e nossas práticas em direção ao fortalecimento de uma pedagogia da diversidade na GPT. Essa é uma responsabilidade ética, estética e política de todas, todes e todos nós que defendemos uma educação emancipatória, humanizadora, democrática e antirracista.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8671772
PDF

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Camila das Mercês Duarte; MOTA, Kaio César Celli; NASCIMENTO, Iracema Santos do; CARBINATTO, Michelle Viviene. Pensamento pedagógico decolonial e a ginástica: diálogos iniciais. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 4, p. 85-93, out. 2021.

ANTUALPA, Kizzy Fernandes; SANTOS, Emilena Sousa dos; LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz; NASCIMENTO, Vitória Lima. A ginástica para todos e a Bahia que não se vê. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/81117/47210. Acesso em: 09 set. 2022.

ANTUALPA, Kizzy Fernandes; SANTOS, Emilena Sousa dos; SOUZA, Ianny Caroline Melo de; LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz. A ginástica para todos é realmente para todos? Aspectos sócio-político-culturais da representatividade negra. Revista Didática Sistêmica, v. 24, n. 1, p. 19-31, 2022. Disponível em:

https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13911/9819. Acesso em: 09 set. 2022.

AYOUB, Eliana. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a educação física escolar. 1998. 186 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. Disponível em:

https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134310. Acesso em: 09 set. 2022.

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

AYOUB, Eliana. Ginástica Geral na formação em Pedagogia. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org.). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 37-54.

AYOUB, Eliana. Gestos, cartas, experiências compartilhadas. Leitura: Teoria & Prática (suplemento), Campinas, n. 58, p. 274-283, jun. 2012.

AYOUB, Eliana. Memórias da educação física na escola: cartas de professoras. Campinas: Pontes Editores, 2021. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=110907&opt=1. Acesso em: 09 set. 2022.

AYOUB, Eliana; CEZARONI, Ieda Maria; REZENDE, Marilda Aparecida; PANTAROTTO, Marilise Deltreggia; SILVA, Paula Cristina da Costa; ANJOS, Roselene dos. Fios tecidos a muitas mãos: sobre educação física escolar e formação de professoras. In: ALBANO, Ana Angélica; STRAZZACAPPA, Márcia. (Orgs.). Entrelugares do corpo e da arte. Campinas: Faculdade de Educação/Unicamp, 2011. p. 81-100.

AYOUB, Eliana; GRANER, Larissa. Transformando poema em gesto, corda em estrela, conduíte em flor... In: TOLEDO, Eliana de; SILVA, Paula Cristina da Costa. (Orgs.). Democratizando o ensino da ginástica: estudos e exemplos de sua implementação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista: Fontoura, 2013. p. 23-48.

AYOUB, Eliana; STRAZZACAPPA, Márcia. Gestão, currículo e cultura - arte e educação física na escola: diálogo com gestores. In: MAZZA, Débora. (Org.). Relação entre a universidade pública e a rede municipal de educação: uma experiência formativa. Curitiba: Appris Editora, 2016. p. 107-120.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 48, p. 69-88, ago. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

CONBRACE. Sala Paulo Freire. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2021. Disponível em: http://conbrace.org.br/exposicao/. Acesso em: 09 set. 2022.

CORRÊA, Lionela da Silva; SOARES, Artemis de Araújo; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para todos e identidade amazônica: caminhos à decolonialidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 19, n. 60, p. 27-46, 2022.

Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/10432/47968355. Acesso em: 09 set. 2022.

EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. Diversos eventos pelo mundo comemoram o centenário de Paulo Freire. Brasília: EBC, 2021. Disponível em: https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2021/09/diversos-eventos-pelo-mundo-comemoram-centenatrio-de-paulo-freire. Acesso em: 09 set. 2022.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-46.

FÁTIMA, Conceição Viana de; UGAYA, Andresa de Souza. Ginástica para todos e pluralidade cultural: movimentos para criar novos pensamentos. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de. (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016. p. 141-154.

FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 10., 2022, Campinas. Anais... Campinas, SP: FEF/UNICAMP, Limeira, SP: FCA/UNICAMP, São Paulo, SP: SESC, 2022. v. 1. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/arquivos/anais/10-forum-internacional-de-gpt-2022.pdf. Acesso em: 18 dez. 2022.

FORUMGPT. Anais. FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 2022.

Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/anais. Acesso em: 20 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia do inédito-viável: contribuições de Paulo Freire para fortalecer o potencial emancipatório das relações ensinar-aprender-pesquisar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5., 2005, Recife. Anais... Recife, 2005. v. 1, p. 1-15.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul./set. 2012. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/wQQ8dbKRR3MNZDJKp5cfZ4M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 set. 2022.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 3. ed. rev. amp.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp – potencializando as interações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. (Orgs.). Ginástica para Todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. p. 165-198.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:

Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

KUNZ, Elenor. Educação física: Ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

LOPES, Priscila. “A gente abre a mente de uma forma extraordinária”: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da Ginástica Para Todos. 2020. 286 f. Tese (Doutorado em Ciência) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-13052021-142814/publico/Priscila_Regina_Lopes_corrigida.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

MATSUMOTO, Marina Hisa; AYOUB, Eliana. Ginástica Geral na escola: uma proposta para todos. In: MIRANDA, Rita de Cássia F.; EHRENBERG, Mônica C.; BRATIFISCHE, Sandra Ap. (Orgs.). Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p. 103-122.

MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formación humana y capacitación. Santiago: Dolmen, 1995.

MEIRELES, Bruno Freitas; MALDONADO, Daniel Teixeira; PRODÓCIMO, Elaine; FREIRE, Elisabete dos Santos; BOSSLE, Fabiano; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. (Orgs.). Freireando há 100 anos: o encontro com a educação física escolar. Curitiba: CRV, 2021.

MENEGALDO, Fernanda Raffi. Ginástica para Todos: por uma noção de coletividade. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1005441. Acesso em: 09 set. 2022.

MENEGALDO, Fernanda; BORTOLETO, Marco. Ginástica para Todos: primeiras reflexões sobre uma prática coletiva. Revista da ALESDE, v. 9, n. 4, p. 313-325, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/64042/37751. Acesso em: 09 set. 2022.

MUNANGA, Kabengele. Prefácio à terceira edição. In: GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 3. ed. rev. amp.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 17-25.

NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos. Por uma educação física antirracista. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 34, n. Esp., p. 51-61, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173145. Acesso em: 09 set. 2022.

PAOLIELLO, Elizabeth. Fórum Internacional de Ginástica para Todos: 20 anos. Conexões, Campinas, v. 20, e022030, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8671694.

PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana de; AYOUB, Eliana; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SANTANA, Bianca. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP editora, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SARÔA, Giovanna. A constituição e o processo coletivo de criação do Grupo Ginástico Unicamp pelas vozes de seus coordenadores. 2017. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.990717. Acesso em: 09 set. 2022.

SARÔA, Giovanna; AYOUB, Eliana. A constituição e o processo coletivo de criação do Grupo Ginástico Unicamp pelas vozes de seus coordenadores. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 4, p. 414-432, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8653984/18870. Acesso em: 09 set. 2022.

SARÔA, Giovanna; PAOLIELLO, Elizabeth; AYOUB, Eliana. Grupo Ginástico Ânima Unicamp. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2016, Campinas. Anais... Campinas, SP: FEF/UNICAMP: SESC, 2016. v. 1, p. 157-159. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/arquivos/anais/08-forum-internacional-de-ginastica-geral-2016.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

SCHIAVON, Laurita Marconi; TOLEDO, Eliana de; AYOUB, Eliana. Por uma ginástica para toda a vida. In: GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar; PAES, Roberto Rodrigues. (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte. v. 2. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. p. 215-245.

SILVA, Ana Márcia; DAMIANI, Iara Regina. Práticas corporais na contemporaneidade: pressupostos de um campo de pesquisa e intervenção. In: SILVA, Ana Márcia; DAMIANI, Iara Regina. (Orgs.). Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em educação física. v. 1. Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte, 2005. p. 17-27.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; GÓES, Maria Cecília Rafael de; PINO, Angel. A constituição do sujeito: uma questão recorrente? In: WERTSCH, James V.; DEL RÍO, Pablo; ALVAREZ, Amelia. (Orgs.). Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 143-158.

SOARES, Carmen Lúcia. Apresentação. In: SOARES, Carmen Lúcia. (Org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 1.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação do corpo. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3 ed. revisada e ampliada. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. p. 219-225.

SOUSA, Claudio Aparecido de; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. (Orgs.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019.

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114431. Acesso em: 19 dez. 2022.

TOLEDO, Eliana de. A ginástica geral e a pedagogia da autonomia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 3., 2005, Campinas. Anais... Campinas: SESC: UNICAMP/FEF, 2005. v. 1, p. 73-76. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/arquivos/anais/03-forum-internacional-de-ginastica-geral-2005.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

TOLEDO, Eliana de. A promoção da autonomia na ginástica geral: estudos, experiências e reflexões. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 4., 2007, Campinas. Anais... Campinas, SP: Faculdade de Educação Física, UNICAMP, 2007. v. 1, p. 111-114. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/arquivos/anais/04-forum-internacional-de-ginastica-geral-2007.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

TOLEDO, Eliana de. Estudos e experiências sobre a ginástica para todos e Paulo Freire. Corpoconsciência, v. 24, n. 3, p. 47-62, 2020.

Disponível em:

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10984. Acesso em: 09 set. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Site oficial da Diretoria Acadêmica da Unicamp. Catálogo dos Cursos de Graduação – UNICAMP – 2023. Disciplinas EP. Campinas: Unicamp, 2023. Disponível em: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/disciplinas/ep.html. Acesso em: 06 jan. 2023.

VAGO, Tarcísio Mauro. Uma polifonia da Educação Física para o dia que nascerá: sonhar mais, crer no improvável, desejar coisas bonitas que não existem e alargar fronteiras. Pensar a Prática, v. 25, p. 1-26, 2022. Disponível em:

https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70754. Acesso em: 09 set. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos. (Orgs.). Mulheres negras: professoras de educação física. Curitiba: CRV, 2020.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Lev S. Vigotski: Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 21-44, jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.