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Saberes possíveis no processo de ensinar e aprender dança: revisitando bases epistemológicas
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Palavras-chave

Dança. Epistemologia. Educação física.

Como Citar

KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo; MELO, Damiana Fernandes de. Saberes possíveis no processo de ensinar e aprender dança: revisitando bases epistemológicas. Conexões, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 110–129, 2011. DOI: 10.20396/conex.v9i2.8637703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637703. Acesso em: 7 jul. 2024.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discutir a dança e os possíveis conhecimentos que podem ser apreendidos a partir da sua prática. Nesse sentido, empreendemos esforços a fim de problematizar e identificar os saberes, bem como bases dos pensamentos geradores desses, refletindo sobre as implicações de tais formas de pensar e fazer a dança em diferentes contextos nas quais esta se manifesta. Para isso discutimos a dança a partir de três momentos históricos que retratam diferentes realidades político-sociais e procuramos identificar modos de pensar a sociedade, o sujeito que dança e a própria dança. Entendemos que esse caminho amplia o olhar sobre essa prática, possibilitando construir conhecimentos que dão conta de compreender a diversidade e a complexidade humana. Almejamos com esse texto (re)discutir as contribuições da dança no processo de formação humana, com especial atenção para a dança na escola, no contexto da Educação Física.
https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637703
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