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Avaliação da eficácia de um programa de aulas de educação física no desenvolvimento cognitivo de crianças abrigadas
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Palavras-chave

Crianças. Avaliação. Sociedade.

Como Citar

SOUZA, Rita de Cássia de; CARVALHO, Igor da Silva; NASCIMENTO, Marcos Vinícius Marques do; SILVA, Íris Lima e; CARDOSO, Fabrício; BERESFORD, Heron. Avaliação da eficácia de um programa de aulas de educação física no desenvolvimento cognitivo de crianças abrigadas. Conexões, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 24–36, 2011. DOI: 10.20396/conex.v9i1.8637711. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637711. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Castelo Branco – RJ, sendo aprovado sob protocolo nº. 0175/2008 e teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de aulas de educação física, para atuar no atraso do desenvolvimento cognitivo de crianças abrigadas. A amostra foi composta por seis crianças com cinco anos, abrigadas na Sociedade Civil de Amparo ao Menor-Abrigo, no Rio de Janeiro. A metodologia teve formato experimental, operacionalizado por meio de um sistema de avaliações efetuadas antes e depois da intervenção proposta. Como estratégia metodológica para avaliar o nível de organização das estruturas cognitivas das crianças foi utilizada o conjunto de ‘Provas Operatórias’ propostas por Piaget (1975, apud WEISS, 2001), classificando-se o nível de organização das estruturas cognitivas das crianças. A partir dos resultados pôde-se concluir pela eficácia da intervenção educacional aplicada, tendo em vista a maior maturação das estruturas cognitivas observada na segunda avaliação.
https://doi.org/10.20396/conex.v9i1.8637711
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