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Métodos de avaliação em educação física no ensino fundamental
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Palavras-chave

Métodos. Avaliação. Educação Física. Ensino Fundamental. Methods. Evaluation. Physical Education. Basic Education.

Como Citar

SILVA, Josias Ferreira da; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Métodos de avaliação em educação física no ensino fundamental. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 54–76, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i1.8637755. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637755. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar quais são os métodos de avaliação empregados pelos professores de Educação Física para avaliar seus alunos. O referencial teórico esta embasado em especialistas que discutem o tema em uma perspectiva crítica e sociológica. Apresentamos uma discussão envolvendo as Leis de Diretrizes e Bases – LDBs, de nºs: 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96, além das resoluções do Conselho Federal de Educação Física - CFEF, do Conselho Regional de Educação Física – CREF e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs referentes à Educação Física. Os sujeitos envolvidos foram 14 professores de Educação Física, da 5ª à 8ª séries, da rede publica estadual da cidade de Campinas, que lecionam em 10 escolas, nas Diretorias Leste e Oeste. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, protocolo e os planejamentos dos professores. Resultados: 52% dos professores utilizavam avaliação formal e 47% informal; avaliação automática 21%; prova escrita, trabalhos/pesquisas e interesse/participação 14%; avaliação diagnóstica e avaliação do desenvolvimento físico 9%; avaliação contínua 7%; avaliação tradicional, avaliação oral e avaliação da capacidade com 3% cada uma. Conclusão: A avaliação possui múltiplas funções, agindo principalmente como mecanismo de controle e exclusão, proporcionando importantes elementos de mensuração utilizados pelos professores.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i1.8637755
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