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Brincadeiras e jogos de matrizes indígena e africana nas aulas de educação física com o sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
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Palavras-chave

Decolonização
Cultura indígena
Cultura africana
Educação física escolar
Competência cultural

Como Citar

RICARDO, Karoline Hachler; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; BINS, Gabriela Nobre; ABREU, Daniela do Santo. Brincadeiras e jogos de matrizes indígena e africana nas aulas de educação física com o sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Abya Yala. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8675658. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675658. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Objetivo: Compartilhar, refletir e analisar a experiência com e sobre as brincadeiras e os jogos tradicionais de culturas indígena e africana desenvolvidos durante uma pesquisa-ação participante com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública em Porto Alegre/RS no ano letivo de 2023. Metodologia: Para a produção de informações deste estudo foram utilizadas as Notas de Campo da primeira autora, professora da turma envolvida na pesquisa-ação participante, e os materiais produzidos pelos(as) estudantes nas aulas de Educação Física. Resultados e discussão: Com este estudo, compreendemos que apesar da efetivação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 na escola ainda se mostrar um grande desafio, em razão dos processos de colonialidade na educação, as brincadeiras e os jogos tradicionais são saberes importantes no diálogo com os(as) estudantes para a educação para as relações étnico-raciais.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8675658
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