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Traduções, acervos e elaboração de material didático em contexto indígena
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Palabras clave

Tradução. Acervos. Educação. Ticuna. Tikuna. Línguas indígenas.

Cómo citar

SOARES, Marília Facó. Traduções, acervos e elaboração de material didático em contexto indígena. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 159–175, 2017. DOI: 10.20396/liames.v17i1.8648466. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/8648466. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Tendo como referência o povo Ticuna (Tikuna) e sua língua, este artigo focaliza três lugares propiciadores de encontros na produção de sentidos: traduções, acervos e elaboração de material didático em contexto indígena. Na base da focalização efetuada está a preocupação com a aproximação, pela via dos sentidos, de um Outro cujas referências de representação são diferentes daquelas do analista e cuja língua materna apresenta características de superfície que se revelam como mais afastadas daquelas a que o analista sistematicamente recorre como parte de seu próprio universo linguístico primeiro. O artigo ensaia uma resposta para a questão da aproximação dos sentidos, chamando a atenção para a articulação da dimensão linguística com outras dimensões permeadas de sentidos.
https://doi.org/10.20396/liames.v17i1.8648466
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