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A compreensão da argumentatividade em três gêneros textuais
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Palavras-chave

Argumentatividade
Alunos de periferia
Gêneros textuais

Como Citar

GUIMARÃES, Silvia Adélia Henrique. A compreensão da argumentatividade em três gêneros textuais: uma análise sob a perspectiva do contexto sociocognitivo de estudantes de uma periferia carioca. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 23, n. 45, p. 190–219, 2020. DOI: 10.20396/lil.v23i45.8659388. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8659388. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, divulgar os resultados de uma investigação realizada com dez alunos do nono ano de uma escola de uma periferia do Rio de Janeiro. Filiados ao paradigma quali-quantitativo, perguntamos como os sujeitos de pesquisa entenderiam a argumentatividade presente em exemplares de três gêneros textuais: a notícia, a propaganda e a tirinha. Pautados na abordagem sociocognitivo-discursiva da Linguística Textual, propusemos atividades que possibilitassem uma análise linguístico-discursiva de exemplares dos gêneros propostos. Os resultados sugerem que a maior parte dos sujeitos consegue identificar a tese, quando presente nos textos, embora não consiga argumentar seu achado a partir das marcas linguísticas desses textos. Apesar de contar com poucos participantes, o estudo aponta para uma necessária metodologia que observe os gêneros em seu funcionamento, e que associe as escolhas linguísticas a esses objetivos, a fim de que os alunos de periferia possam acessar os diversos fatos sociais de forma includente.

https://doi.org/10.20396/lil.v23i45.8659388
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