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Interculturalidade crítica rizomática e línguas de fronteira no Mato Grosso do Sul - Brasil
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Palavras-chave

Fronteira
Interculturalidade crítica rizomática
Línguas de fronteira

Como Citar

TORCHI, Gicelma da Fonseca Chacarosqui; SILVA, Denise; ANTONIO, Maiza; MARTINS, Daniel Valério. Interculturalidade crítica rizomática e línguas de fronteira no Mato Grosso do Sul - Brasil. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 24, n. 48, p. 235–252, 2021. DOI: 10.20396/lil.v24i48.8667918. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8667918. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este paper pretende discorrer sobre as línguas de fronteira no Mato Grosso do Sul. Esse trabalho nasce de algumas angústias sobre a maneira de como as línguas se relacionam dentro dos aspectos inerentes a educação, que deveria ser intercultural, fortalecendo a formação integral de crianças e jovens que residem nas regiões de fronteira. Sabemos que são as línguas que mobilizam, agregam e desagregam, e inclusive integram ou não a comunidade escolar de modo que a escola se perceba como um importante espaço intercultural. Sendo assim, este artigo objetiva, prioritariamente, discorrer sobre o que vem a ser interculturalidade, como percebemos os processos interculturais, como entendemos a interculturalidade, especificamente interculturalidade crítica rizomática e como o papel desse conceito empara espaços interculturais no ensino das línguas nas fronteiras do Brasil, especificamente na fronteira sul de Mato Grosso do Sul/ Brasil.

https://doi.org/10.20396/lil.v24i48.8667918
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