Resumo
O livro “Argumentação e Análise de Discurso: Conceito e Análises” de Eni Orlandi apresenta um modo teórico-discursivo materialista de pensar a argumentação. Para a autora, esse diálogo nos tempos de hoje torna-se uma questão incontornável, seja pelo avanço dos discursos totalitários, de extrema direita no Brasil e no mundo, seja pelo boom de tecnologias da linguagem e o ingresso na era digital. A obra constitui-se como um chamado à análise discursiva da argumentação, na tentativa de observar o funcionamento da ideologia dominante e compreender os novos processos de interpretação e assujeitamento, devido às mudanças sofridas na forma material da argumentação em virtude dessas novidades.
Referências
ORLANDI, E. P. Discurso e Argumentação: Um Observatório do Político. Fórum Linguístico, Fpolis, v.1, n.1, p. 73-81, jul.-dez., 1998. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/6915
ORLANDI, E. P. Argumentação e Análise de Discurso – conceito e análise. 1ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2023.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 7. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Línguas e Instrumentos Línguísticos