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Sentidos em torno do verbo “doutrinar”em dicionários on-line à luz da Lexicografia Discursiva
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Palavras-chave

Lexicografia discursiva
Análise de discurso
Dicionário on-line

Como Citar

RIBEIRO, Andrei; TULLIO, Cláudia Maris; FERNANDES , Célia Bassuma. Sentidos em torno do verbo “doutrinar”em dicionários on-line à luz da Lexicografia Discursiva. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676641. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676641. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo central refletir como os sentidos em torno do verbo “doutrinar”, presente em três dicionários on-line amplamente utilizados no Brasil, relacionam-se com a história e com a sociedade (Nunes, 2006). Inscritos no campo de estudos da Lexicografia Discursiva, compreendemos que o dicionário constitui também um discurso (Orlandi, 2002), o que revela sua íntima ligação com a exterioridade linguística, sobretudo, com os contextos sociais e ideológicos em que são formulados. Levando em conta o desenvolvimento e a consolidação do movimento Escola Sem Partido (ESP), bem como o desenvolvimento do projeto de lei 256/2019, o qual se fundamenta em seus princípios, buscamos colocar em relação aquilo que é significado no dicionário e aquilo que é politicamente significado (Orlandi, 2002). Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Orlandi (2002), Nunes (2006), Adorno (2018), Fernandes e Ferreira (2021) entre outros.

https://doi.org/10.20396/lil.v27i00.8676641
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Referências

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