Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil

  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande
  • Andresa Silva da Costa Mutz Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Palavras-chave: Educação. História. Políticas públicas.

Resumo

As disputas sociais acerca da educação vêm ocorrendo intensamente na contemporaneidade e colocam no centro da discussão a instituição escolar. A MP do Ensino Médio, a chamada PEC dos gastos, as proposições do movimento Escola Sem Partido e as diversas ocupações estudantis nas escolas são manifestações muito claras da importância que nossa sociedade dá a escola. Nesse contexto, o presente artigo debate o papel da escola básica no Brasil tendo em vista o seguinte paradoxo: como é possível que, em um cenário de tamanho descrédito para com o ensino público – na qual os discursos argumentam para a existência de uma verdadeira “crise” da educação – existam tantas articulações e confrontos que objetivem o controle dessa instituição? Ou seja, como pode a escola pública brasileira ser ao mesmo tempo apresentada como culpada por inúmeros problemas e, estranhamente, aparecer como espaço em potencial onde todos os males da sociedade serão sanados? Assim, detemos nossa análise nas falas proferidas pelo Escola Sem Partido, através de seu website oficial, e em alguns artefatos da nossa cultura, com ajuda das contribuições do campo dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Nossa hipótese é que esse movimento transita entre a crítica radical da escola e, ao disputar esse espaço de exercício de poder, reafirma a potência da instituição nos dias de hoje.

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Biografia do Autor

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande
Mestrando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente, analisa os discursos proferidos pelo movimento "Escola Sem Partido". Além disso, é membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG, e professor de História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme de Souza Portella, em Fontoura Xavier - RS.
Andresa Silva da Costa Mutz, Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Licenciada em História. Mestre e Doutora em Educação na linha dos Estudos Culturais. Tem experiência como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIc durante a Graduação e CAPES na Pós-Graduação. As pesquisas estão concentradas na área da Educação com foco nas questões relativas à relação entre Cultura, Consumo e Meio ambiente. Docente no ensino fundamental e médio por 10 anos. No Ensino Superior na FURG atua como professora da Graduação e do Mestrado em Educação. Pesquisadora no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG.

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Publicado
2017-03-11
Como Citar
Katz, E. P., & Mutz, A. S. da C. (2017). Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, 19, 184-205. https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647835