Foco e Escopo
A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação científica eletrônica da Faculdade de Educação da UNICAMP, criada em 1999, editada e publicada na modalidade contínua e que atende a uma política editorial definida. O Periódico se caracteriza por ser multidisciplinar e se dedicar à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador e da pesquisadora na área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores e educadoras vinculados/as a instituições nacionais e estrangeiras.
Apesar de a revista ter em seu título a palavra DIGITAL, isso não significa que só publique em suas seções trabalhos prioritariamente vinculados à TECNOLOGIA EDUCACIONAL. O propósito da revista reside em seu escopo MULTIDISCIPLINAR que atende a todas as áreas que permeiam a EDUCAÇÃO. Por esta razão, ela é TEMÁTICA e funciona somente no ambiente DIGITAL (tipo de suporte), que pode ser traduzido para ELETRÔNICO ou ON-LINE, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto, desde a sua fundação.
A ETD – Educação Temática Digital é integrante do OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2004, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sendo a segunda revista brasileira a utilizá-lo.
Público-alvo
Este periódico é dirigido a pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras e demais profissionais com interesse no campo da educação e áreas afins.
Objetivo
A ETD – Educação Temática Digital tem como objetivo difundir conhecimento e pesquisas inovadoras para o campo educacional, como um espaço de incentivo à pesquisa e à produção em diferentes campos do conhecimento que dialogem com a educação.
Idiomas da Publicação
Podem ser publicados artigos em português, espanhol ou inglês. Incentivamos os autores e autoras a apresentarem os originais em mais de um idioma. Caso aprovados, poderão ser publicados, eventualmente, nos três idiomas da revista.
Considerações Éticas:
A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor (es) e da (s) autora (as), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte do Conselho Editorial, consultores ad hoc ou referees. Os autores e as autoras deverão assinar o Termo de Cessão de Direitos Autorais (Declaração de Originalidade) quando da submissão dos originais.
Recomenda-se fortemente que os artigos oriundos de pesquisas com seres humanos indiquem a aprovação (número do processo) pelos respectivos Comitês de Ética.
Consultar:
- Código de boas práticas científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - http://www.fapesp.br/boaspraticas/
- Documento Ética e integridade na prática científica - CNPq
- Os (as) autores (as) devem também visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores/as e editores/as sobre a ética em pesquisa.
Processo de Avaliação pelos Pares
Antes da submissão, os autores e as autoras devem seguir os seguintes passos:
- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita (evitando que isso implique em identificação de autoria);
- na redação de artigos que contenham revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores ou autoras, estes deverão ser devidamente citados.
Após a avaliação quanto à forma do manuscrito e adequação ao escopo da revista (primeiro desk review),o artigo passará pelo Turnitin, ferramenta de verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio. Com os resultados, caberá aos editores e às editoras de seção decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares ou se será rejeitado já nesta etapa.
A editoria, então, encaminha o manuscrito para avaliação no sistema duplo-cego autônomo de no mínimo dois avaliadores (doutores como formação mínima), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceres, o artigo deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador/a. Ao final do processo, os autores e autoras recebem comunicação editorial relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas e das pareceristas.
Periodicidade
A ETD - Educação Temática Digital, a partir do volume 25 de 2023, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), o que possibilita a publicação dos originais mais rapidamente. Os artigos aprovados sairão em um único volume, no decorrer do ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume anual.
NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS LEITORES E ÀS LEITORAS
Devido a um problema de cronologia numérica da revista, a edição do volume 13 está sendo lançada apenas como v.13, n.1, 2011, contemplando também a edição especial do mesmo ano (duas edições por ano).
Em 2012, a edição foi corrigida para v.14, n.1 (jan./jun.) e v.14, n.2 (jul./dez.).
Vocabulários Controlados / Controlled Vocabularies
A ETD - Educação Temática Digital adota como padrão para as palavras-chave o Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED) e keywords o Thesaurus da UNESCO. O BRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos extraídos de documentos analisados pelo Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações”. (CIBEC, 2011). O acesso poderá ser feito em: "BRASED"
O Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente selecionada de termos da área de educação, organizado por assuntos nas seguintes línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; e russa. O acesso poderá ser feito em: "Thesaurus da UNESCO"
Licenciamento de Conteúdo/Content License
A ETD - Educação Temática Digital adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Sponsors
Faculdade de Educação da Unicamp.
Fontes de Apoio
- IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos
Histórico do periódico
1999 – Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins (ROBJM) lançada pela diretoria da Biblioteca da Faculdade de Educação da Unicamp juntamente a outros bibliotecários que ingressaram como editores técnicos executivos da Revista, função esta alterada para editores/as científicos/as.
O projeto é, então, apresentado aos professores/as e pesquisadores/as, esclarecendo como seria o gerenciamento da Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins. O próprio espaço da biblioteca se tornaria o caminho para armazenagem, estocagem e disponibilização da informação por meio da Internet. Muitos professores e professsoras dos Grupos de Pesquisa aderiram ao projeto. A Biblioteca tornou-se temática, caracterizada pelas produções em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Dos 36 Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação à época, 9 se tornaram responsáveis pelas temáticas desenvolvidas, ainda hoje na revista:
- Cidadania e Movimentos Sociais;
- Comunicação e Tecnologia;
- Educação e Arte;
- Educação e Saúde;
- Educação na América Latina;
- Escola e Diversidade;
- Estudos Piagetianos e Psicologia Genética;
- Gerontologia;
- História da Educação.
De 2001 a 2020, a ETD obteve quatro notas diferentes em estratos Qualis/Capes, na área de Educação:
- 2001 – Nacional C (antiga avaliação);
- 2003 – Nacional B (antiga avaliação);
- 2010 – 2012 A2 (nova avaliação);
- 2012 - 2016 – A1 (nova avaliação);
- 2017 - 2020 - A1 (avaliação atual).
Histórico de Gestão (1999 - 2019)
Editores/as científicos/as
Gildenir Carolino Santos (Fundador: 1999-2014)
Regina Maria de Souza (2008-2014)
Antonio Carlos de Rodrigues Amorim (2015-2016)
Wencesláo Machado de Oliveira Júnior (2016-2018)
Antonio Carlos Dias Júnior (2019-atual)
Editores Técnicos
Rosemary Passos (1999-atual)