Sobre a Revista

Foco e Escopo

A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação científica eletrônica da Faculdade de Educação da UNICAMP, criada em 1999, editada com periodicidade trimestral e que atende a uma política editorial definida. O Periódico se caracteriza por ser multidisciplinar e se dedicar à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador e da pesquisadora na área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores e educadoras vinculados/as a instituições nacionais e estrangeiras.

Apesar de a revista ter em seu título a palavra DIGITAL, isso não quer dizer que ela só publica em suas seções trabalhos vinculados a área da TECNOLOGIA EDUCACIONAL. O propósito da revista reside em seu escopo MULTIDISCIPLINAR que atenda a todas as áreas que permeiam a EDUCAÇÃO. Por essa, razão ela é TEMÁTICA e funciona somente no ambiente DIGITAL (tipo de suporte), que pode ser traduzido para ELETRÔNICO ou ON-LINE, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto, desde a sua fundação.

Publicamos artigos de autores e autoras selecionados/as, avaliados por pares. Podem ser publicados: artigos; relatos de experiência; comunicações; pesquisas;  ensaios e resenhas, além de dossiês.

A ETD – Educação Temática Digital é integrante do OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2004, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sendo a segunda revista brasileira a utilizá-lo.

Público-alvo
Este periódico é dirigido a pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras, bibliotecários e bibliotecárias e demais profissionais com interesse no campo da educação e áreas afins.

Objetivo
A ETD – Educação Temática Digital tem como objetivo difundir conhecimento e pesquisas inovadoras para o saber educacional, tornando-se um espaço de incentivo à pesquisa e à produção em diferentes campos do conhecimento que dialogem com a educação.

Idiomas da Publicação
Podem ser publicados artigos em português, espanhol ou inglês. Incentivamos os autores e autoras a apresentarem os originais em mais de um idioma. Caso aprovados, poderão ser publicados, eventualmente, nos três idiomas da revista.

Considerações Éticas:
A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor (es) e da (s) autora (as), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte do Conselho Editorial, consultores ad hoc ou referees. Os autores e as autoras deve arãossinar Termo de Cessão de Direitos Autorais (Declaração de Originalidade) quando da submissão dos originais.

Recomenda-se fortemente que os artigos oriundos de pesquisa com seres humanos indiquem quando a referida pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética. Caso isso não tenha ocorrido, solicita-se que seja colocada nota de rodapé informando os cuidados éticos que foram considerados pelos autores/pesquisadores.

Consultem: 

Código de boas práticas científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - http://www.fapesp.br/boaspraticas/

E o documento Ética e integridade na prática científica - CNPq

Os autores devem também visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

   

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes da submissão, os autores e as autoras devem seguir os seguintes passos:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita (evitando que isso implique em identificação de autoria);
- na redação de artigos que contenham revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores ou autoras, estes deverão ser devidamente citados.

Após a avaliação quanto à forma do manuscrito e adequação ao escopo da revista (primeiro desk review),o artigo passará pelo Turnitin, ferramenta de verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio. Com os resultados, caberá aos editores e às editoras de seção decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares ou se será rejeitado já nesta etapa.

A editoria, então, encaminha o manuscrito para avaliação no sistema duplo-cego autônomo de no mínimo dois avaliadores (doutores como formação mínima), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceres, o artigo deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador/a. Ao final do processo, os autores e autoras recebem comunicação editorial relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas e das pareceristas.

Periodicidade

PERIODICIDADE: A partir de 2016, a periodicidade do periódico foi alterada para trimestral, publicando-se em jan./março; abril/jun; julho/set.; out/dez.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS LEITORES E ÀS LEITORAS

Devido a um problema de cronologia numérica da revista, a edição do volume 13 está sendo lançada apenas como v.13, n.1, 2011, contemplando  também a edição especial do mesmo ano (duas edições por ano).

Em 2012, a edição foi corrigida para v.14, n.1 (jan./jun.) e v.14, n.2 (jul./dez.).

Vocabulários Controlados / Controlled Vocabularies

A ETD - Educação Temática Digital adota como padrão para as palavras-chave o Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED) e keywords o Thesaurus da UNESCO. O BRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações”. (CIBEC, 2011). O acesso poderá ser feito em: "BRASED"

Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente selecionada de termos da área de educação, organizado por assuntos nas seguintes línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; russa. O acesso poderá ser feito em: "Thesaurus da UNESCO"

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

 

Licenciamento de Conteúdo/Content License

A ETD - Educação Temática Digital adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

ETD - Educação Temática Digital não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a ETD - Educação Temática Digital adota o serviço de identificação de similaridade de textos e prevenção de plágio utilizando a ferramenta Turnitin, implementada na Universidade desde novembro de 2016.

Sponsors

Faculdade de Educação/UNICAMP

Histórico do periódico

1999Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins (ROBJM) lançada pela diretoria da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP juntamente com outros bibliotecários que ingressaram como editores técnicos executivos da Revista, função alterada futuramente para editores/as científicos/as.

O projeto é demonstrado aos professores/as e pesquisadores/as (Grupo de Pesquisa) de como seria o gerenciamento da Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, em que o próprio espaço da biblioteca se tornaria o caminho para armazenagem, estocagem e disponibilização da informação por meio da Internet.  Muitos professores e professsoras dos Grupos de Pesquisa aderiram ao projeto. A Biblioteca tornou-se uma temática, caracterizada pelas produções em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Dos 36 Grupos de Pesquisa à época, 9 deles foram responsáveis pelas temáticas desenvolvidas ainda hoje na Revista, por meio de números temáticos, a saber:

  • Cidadania e Movimentos Sociais;
  • Comunicação e Tecnologia;
  • Educação e Arte;
  • Educação e Saúde;
  • Educação na América Latina;
  • Escola e Diversidade;
  • Estudos Piagetianos e Psicologia Genética;
  • Gerontologia;
  • História da Educação.

De 2001 a 2011, obteve quatro notas diferentes de estratos Qualis/Capes, na área de Educação:

  • 2001 – Nacional C (antiga avaliação);
  • 2003 – Nacional B (antiga avaliação);
  • 2010 – A2 (nova avaliação)
  • 2012 – A1 (nova avaliação) – mantendo-se nesse estrato até o atual momento.

Histórico de Gestão (1999 - 2019)

Editores científicos
Gildenir Carolino Santos (Fundador: 1999-2014)
Regina Maria de Souza (2008-2014)
Antonio Carlos Amorim (2015-2016)
Wenceslao Machado de Oliveira Junior (2016-2018)
Antonio Carlos Dias Júnior (2019-atual)

Editores Técnicos
Rosemary Passos (1999-atual)

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447