Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto exige-se o preenchimento e envio (documento suplementar) da Declaração de Originalidade no próprio sistema de submissão.
- Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista. (Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores a seguir.
- Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT.
-
Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesausos abaixo:
- Para termos da língua portuguesa usar: BRASED - Tesauro Brasileiro de Educação
- Para os termos em língua inglesa usar: Thesaurus UNESCO.
- Para termos da língua portuguesa usar: BRASED - Tesauro Brasileiro de Educação
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Certificar-se que foi feito o registro ORCID para todos os autores.
Caso não tenha feito poderá ser criado no site: http://orcid.org
Artigos
- Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
Comunicação
- Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.
Resenha de livros
- Resenhas: Compreende análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras).
Ensaio
- Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.
Dossiê
- Dossiês: Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de Educação, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.
Devem ser compostos de uma apresentação e de, no mínimo, cinco e, no máximo, dez artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, cinco instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, dois autores ou coautores filiados a instituição estrangeira. Só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas. Em caso de aprovação de apenas um ou dois textos, esses poderão ser publicados isoladamente.
Pesquisa
- Pesquisas: Aborda trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
Declaração de Direito Autoral
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