O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto exige-se o preenchimento e envio (documento suplementar) da Declaração de Originalidade em "Transferência de Documentos Suplementares" indicado no 4° Passo da submissão, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista. (Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT.
  • Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesausos abaixo:

  • Certificar-se que foi feito o registro ORCID para todos os autores.

    Caso não tenha feito poderá ser criado no site: http://orcid.org

Diretrizes para Autores

A revista ETD – Educação Temática Digital tem como objetivo publicar artigos, comunicações,  relatos de experiência, dossiês, pesquisas, ensaios e resenhas de livros e produções digitais relevantes para a educação e áreas afins.

Tendo em vista a divulgação da mais ampla pluralidade de pensamentos, a revista ETD estabelece como política o hiato de, no mínimo, 12 meses entre duas publicações onde constem um mesmo (co)autor.

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

Se o artigo a ser submetido for oriundo de tese/dissertação é importante indicar, em nota de rodapé, essa informação, sem, no entanto, indicar autoria ou mesmo título da tese/dissertação. Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese.

Há a exigência de titulação de doutor; no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deverá possuir essa titulação.

Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org [Veja abaixo as instruções para realizar o CADASTRO no ORCID].

Informamos que o processo editorial se iniciará somente no mês de fevereiro para as submissões realizadas entre novembro e janeiro.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando são sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Faculdade de Educação/UNICAMP.

Após a aprovação do artigo, os autores procederão à revisão gramatical do texto, por profissional com experiência na área, cujo nome completo deverá constar em nota de final do texto. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o estilo do autor e o conteúdo original.

IMPORTANTE: consulte o item "Notícias" do site da revista, para informar-se sobre situações e políticas contextuais que podem estar em vigor no momento da submissão.

 

CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da ETD - Educação Temática Digital tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).  É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

Os originais devem ser submetidos diretamente no sistema. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema. Tendo dúvidas entrar em contato pelo e-mail: etd@unicamp.br 


ETD - Educação Temática Digital aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc), utilizando o modelo ETD como base para estruturação do artigo. É obrigatória a utilização do modelo, caso contrário na pré-avaliação o trabalho será rejeitado.

O texto deve ser apresentado conforme template abaixo e conter, no mínimo, 5 páginas e, no máximo, 20 páginas.

Observação: O texto que exceder 20 páginas será devolvido.

A contagem de palavras do texto deve incluir as notas e as referências.

Nas citações diretas, é necessário especificar o autor, ano e página da citação. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples e não por itálico ou negrito (bold).

  • Ilustrações - Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos em geral devem ser apresentados no próprio corpo do texto, conforme indicações do template. As imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 600 dpi reais (não interpolados), em tamanho natural e salvas em formato JPEG e em cores RGB. Cromos ou slides devem ser apresentados com no mínimo 2.500 dpi reais (não interpolados). Tabelas devem vir em arquivos Word; gráficos e planilhas em Excel, sempre com indicação de título e fonte. Imagens não podem ser anexadas em arquivos do programa Word, pois a resolução não tem a qualidade necessária para impressão. Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition). Todas as imagens devem vir com a devida numeração e acompanhadas de legendas e indicação de fonte. A nomenclatura para este tipo de material deve ser: FIGURA em maiúsculo  com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1 - Sala de aula restaurada. Deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. Quando for QUADROS deve ser colocado acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1 - A estrutura da escola. As TABELAS deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocadas sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.
  • Título - O título do artigo deve estar na língua original e a acompanhado de sua tradução (inglês e espanhol), refletindo o conteúdo do trabalho.
  • Resumo - Os artigos devem vir acompanhados de resumo na língua principal com, no máximo, 250 palavras.
  • Palavras-chave - Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho.
  • Notas - As notas devem ser restritas ao mínimo indispensável e enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé. 

 

TEMPLATE: ESTRUTURA DO ARQUIVO PADRÃO PARA ELABORAR O TEXTO

  • Para facilitar a editoração do texto, a Comissão Editorial disponibilizou um arquivo com a estrutura da revista, e para isso, basta clicar no LINK a seguir para realizar o download da estrutura de artigo utilizada na ETD:
  • Template (ESTRUTURA DE ARTIGO) (Fonte da estrutura com base do Creative Commons: Revista AtoZ - UFPR)

Observação:

É obrigatória a utilização do modelo da estrutura indicada. Os trabalhos que não estiverem na estrutura indicada, serão rejeitados.

  • Instruções para elaboração de referências - Todos os títulos e documentos citados deverão ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002, e as referências devem seguir esse modelo padrão da revista.

Observação:

Nas referências utilizar o negrito no título (subtítulo não deve ser negritado) ao invés de sublinhar e itálico (NBR-6023:2002).

Exemplos:

  • LIVRO

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 242 p. (Educação contemporânea). ISBN 8585701455.

-->Citação no texto: Saviani (1994) ou no final da citação (SAVIANI, 1994)*

  • CAPÍTULO DE LIVRO

LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, Helena Maria Martins; ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999. 318 p. ISBN 853520489X. 

-->Citação no texto: Lemos (1999) ou no final do texto (LEMOS, 1999)*

  • ARTIGO DE PERIÓDICO

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008

-->Citação no texto: Targino (2000) ou no final do texto (TARGINO, 2000)*

  • TESES E DISSERTAÇÕES

CARRARA, Katia. Redimensionamento do behaviorismo radical pós-skinneriano a partir da análise do percurso histórico da crítica ao pensamento behaviorista: implicações preliminares na área educacional. 1996. 2 v. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.

-->Citação no texto: Carrara (1996) ou no final do texto (CARRARA, 1996)*

  • DOCUMENTO DE ARQUIVO

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.

-->Citação no texto: Aranha (15 jan. 1935) ou no final do texto (ARANHA, 15 jan. 1935)*

  • ENTIDADE COLETIVA

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.

  • EVENTO

GARCIA, Maria de Oliveira. Formación, actividades y perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais do... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292.

--> Citação no texto: Garcia (1968) ou no final do texto (GARCIA, 1968)*

  • INTERNET (DOCUMENTO ELETRÔNICO)

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; SOUZA, Rogério Gualberto de (Colab.). Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. 157 p., il. (Manuais técnicos BFE, n.7). ISBN 9788564830073. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4>. Acesso em: 19 set. 2014.

--> Citação no texto: Santos (2012) ou no final do texto (SANTOS, 2012)*


OBSERVAÇÃO:

Consulte as instruções para elaboração de referências documentais no livro Percurso Científico disponível gratuitamente.

Nenhum original será devolvido.

- (*) As citações textuais devem acompanhar paginação. As referências e citações acima são modelos ilustrados de como devem ser feitas.

 

DECLARAÇÃO DO TERMO DE ORIGINALIDADE:

Os Direitos Autorais dos artigos publicados são da revista, sendo que o autor não poderá publicar em outra fonte de pesquisa sem prévia consulta aos editores da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Perante isso, também é obrigatório anexar a Declaração de Originalidade do artigo, como documento suplementar, no ato da submissão. 

A Declaração de Originalidade/Direitos Autorais encontra-se no site: 

  • Deverá ser baixada, assinada e anexada no Passo 4 da Submissão (Documentos Sumplementares).

Artigos

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Comunicação

  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.

Relato de Experiência

  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.

Resenha de livros

  • Resenhas: Compreende análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, bem como matérias relativas a redes e bancos de dados informatizados (até duas mil palavras).

Ensaio

  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.

Dossiê

  • Dossiês: Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de Educação, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.

    Devem ser compostos de uma apresentação e de, no mínimo,  cinco e, no máximo,  dez artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, cinco instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, dois autores ou coautores filiados a instituição estrangeira. Só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas. Em caso de aprovação de apenas um ou dois textos, esses poderão ser publicados isoladamente.

Pesquisa

  • Pesquisas: Aborda trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.