Banner Portal

ETD - Educação Temática Digital

Edição Atual

v. 27 (2025)
Publicado em fevereiro 13, 2025

Escopo: A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação eletrônica multidisciplinar que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador e da pesquisadora da área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores e educadoras vinculados/as a instituições nacionais e estrangeiras. O propósito da revista reside em seu escopo multidisciplinar que atenda a todas as áreas que permeiam a Educação. Por esta razão, ela é temática e funciona somente no ambiente digital (tipo de suporte), que pode ser traduzido para eletrônico ou on-line, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto, desde a sua fundação.
Qualis: A1 
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1999
E-ISSN: 1676-2592
Título abreviado: ETD - Educ. Temat. Digit.
E-mail: acdiasjr@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Antonio Carlos Dias Júnior
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Dossiê A

André Pires, Carolina Zuccarelli Soares, Marcelo Augusto Scudeler
e025018
Ensino superior privado na América Latina: expansão, diversificação e tendências recentes
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8679162
Clarissa Tagliari Santos, Helena Sampaio, Luiz Carlos Zalaf Caseiro
e025006
Experimentais e a distância: novas frentes de expansão no ensino superior brasileiro
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677550
Carolina Zucarelli, André de Holanda Oliveira Padilha, Lara dos Santos Mendonça
e025003
Concentração de mercado e o perfil da oferta de educação superior
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677394
Adriane Pereira Gouvêa, Maria Lígia de Oliveira Barbosa
e025005
As reconfigurações da educação a distância: das demandas emergenciais de formação ao protagonismo do setor com fins lucrativos no Brasil.
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677406
Marcelo Augusto Scudeler, Cássio José de Oliveira Silva, Gustavo Cassiano Bueno de Salles
e025001
Educação a distância como fator de agravamento da estratificação horizontal na educação superior
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677375
Cristina Fioreze, André Pires, Olmiro Cristiano Lara Schaeffer
e025004
Do compromisso público ao mimetismo mercantil: o o do modelo comunitário na educação superior brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677443
Yolanda Rodríguez González, Omar Correa Solís
e025002
Trajectórias educativas, dilemas e estratégias de jovens universitários BECA 18
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677786

Dossiê B

Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança, Gabriel Jaime Murillo Arango
e025017
Apresentação do Dossiê: (Re)invenções narrativas e (auto)biográficas em pesquisa e formação de professores(as) na América Latina
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8679120
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
e025009
Josso vive! Essencialidade da vida em Pesquisa-Formação com docentes e alunos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677581
Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Maria Divina Ferreira Lima, Renato César de Carvalho Quarto
e025013
O memorial biográfico como dispositivo de formação e reflexão das experiências de estudantes da pós-graduação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677722
Juliana Batista Faria, Inês Ferreira de Souza Bragança
e025011
Documentação narrativa de experiências pedagógicas: a tematização como trabalho hermenêutico da pesquisa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677357
Joelson de Sousa Morais
e025014
(Re)invenções entre currículos, narrativas e diferenças na formação de professores(as)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677377
Regina Aparecida Correia Trindade, Mairce da Silva Araújo, María Isabel Gutiérrez Chávez
e025008
Saber de experiência feito: parcerias docentes latino-americanas e suas tecituras
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677335
Rafaela Engers Günzel, Aline Machado Dorneles
e025010
Cirandar em conversa: rede de investigação-formação de professores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677288
Iure Coutre Gurgel , Sandy Lima Costa, Isabel Maria Sabino de Farias
e025008
Desafios da iniciação à docência: vestígios de uma pesquisa-formação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677206
José Antonio Serrano Castañeda, Arturo Ballesteros Leiner, Juan Mario Ramos Morales
e025012
Transações de uma vida: da atividade profissional à aposentadoria
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677540
Luciana Mendes Velloso
e025015
Narrar o visível: poéticas de subjetividade em arte contemporânea
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v27i00.8677299
Ver Todas as Edições