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Formação continuada docente e o uso das tecnologias digitais
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Formação continuada docente
Recursos tecnológicos digitais
Compartilhamento do conhecimento

Como Citar

ALVES, Miriam Aparecida Beckhauser; SARTORI, Viviane; LARA, Angela Mara de Barros; BRAMBILLA , Marcos Aurélio. Formação continuada docente e o uso das tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola municipal no interior do estado do paraná. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024038, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8674484. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8674484. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O uso dos recursos tecnológicos digitais é um forte aliado para a formação docente, pois viabiliza o compartilhamento de informações e de conhecimento, oportunizando aos professores práticas pedagógicas inovadoras, elevando o uso dessas tecnologias à um patamar de destaque nos processos educacionais. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar como o compartilhamento do conhecimento é realizado na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal no interior do Estado do Paraná a fim de favorecer o uso dos recursos tecnológicos digitais. Em termos metodológicos classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e com uma abordagem qualitativa, realizada por meio de análise de conteúdo. Os resultados revelam que o problema se debruça em questões amplas e complexas, como ausência de um plano efetivo de formação docente, falhas da gestão escolar, das políticas públicas no que diz respeito à formação docente inicial e continuada. Assim a Gestão do Conhecimento, sob a perspectiva do compartilhamento do conhecimento pode ser utilizada como umas das estratégias para conectar, em âmbito escolar, todos os sujeitos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674484
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