Banner Portal
v. 26 (2024): Publicação contínua
Publicação contínua

Artigos

Marcelo Calderari Miguel, Meri Nádia Marques Gerlin , Rosa da Penha Ferreira da Costa
e024016
A vigilância tecnológica na base SCOPUS: métricas da produção científica, relações na bibliometria
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670538
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670538
Rondon Marques Rosa, Monica Machado
e024059
A docência na propaganda e redes sociais digitais: os discursos e as imagens projetadas
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673575
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673575
Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
e023020
A produção científica brasileira sobre a História da Educação em circulação internacional (2008-2022)
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670952
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670952
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
e023044
As vicissitudes da constituição subjetiva de uma criança surda
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673856
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673856
Rogério Zaim-de-Melo, Gabriel Orenga Sandoval, Luis Bruno de Godoy, Bruna Cristina Correa da Silva, Debora Jaqueline Farias Fabiani, Alcides José Scaglia
e024062
Manifestações lúdicas no Correr Cosme
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674635
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674635
Vilmar Alves Pereira, Jaime José Zitkoski
e024065
A sustentabilidade na perspectiva do bem viver: um olhar para além do desenvolvimento sustentável
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672124
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672124
Evandro Preuss, Alexandra Lorandi, Sheyla Werner, Renato Henriques, Sandra Baldassarri
e024053
Interfaces tangíveis para uma educação inclusiva: desafios e potencialidades na formação de professores
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669300
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669300
Kelly Sabino, Julio Groppa Aquino
e024034
Foucault, as artes visuais, o ensino de arte: uma aproximação outra
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672813
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672813
Graziela Ferreira Guarda, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto
e024036
MOOC para formação continuada de professores da Educação Básica em pensamento computacional
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673085
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673085
Leonardo Oliveira, Bianca Vasconcelos
e024015
Realidade virtual aplicada na capacitação profissional da construção civil
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670457
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670457
Marcelo Salvador Celestino, Vânia Cristina Pires Nogueira Valente
e024051
O uso da ferramenta ChatGPT no suporte à educação e à produção acadêmica
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673464
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673464
Rita de Cássia de Souza, Sérgio Domingues, Carolina Silva Bandeira de Melo, Maria Simone Euclides, Beatriz Monteiro da Cruz, Denis Antônio da Cunha
e024018
Autonomia de estudantes universitários antes e durante o ensino remoto
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670720
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670720
Arlete Maria Gomes Oliveira , Luciane Zanin de Souza, Micaella Emanuella Abreu Lago, Flavia Cristine Abreu Sena, Elson Fonseca Costa, Flávia Martão Flório
e024060
Educação em tempos de pandemia: impactos para professores de uma escola da rede particular em São Luís – MA
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673788
Ishangly Juana da Silva, Vanessa Therezinha Bueno Campos
e024022
Incidências decoloniais na formação de professoras(es): perspectivas sobre o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e suas tessituras epistêmicas
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671453
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671453
Miriam Aparecida Beckhauser Alves, Viviane Sartori, Angela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
e024038
Formação continuada docente e o uso das tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola municipal no interior do estado do paraná
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674484
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674484
Giseli Lucas, Guilherme do Val Toledo Prado, Ana Paula Caetano
e024039
A responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes: contribuições Bakhtinianas para (auto) formação Responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672034
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672034
Anderson Luiz Tedesco, Jelson Oliveira; Tiago Eurico de Lacerda
e023058
Assim falou Zaratustra como ‘Poema de auto-trans-formação’: por uma nova tarefa educativa
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673041
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673041
Frieda Maria Marti, Felipe Carvalho
e023013
Cartografia das ações da campanha #MuseusPelaVida
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670240
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670240
Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa, Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Isilda Teixeira Rodrigues
e023050
Interação com conteúdos produzidos por influenciadores digitais no Instagram: implicações no processo formativo de estudantes universitários
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673188
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673188
Soraya Souza, Ana Archangelo, Lilian Cardozo de Mendonça
e023045
Em tempo/espaço pandêmico: é possível a educação retornar à presencialidade?
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673605
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673605
Patrício Câmara Araújo, Renata Rufino Nunes
e024056
Identidade docente na formação inicial em ciências biológicas: análise dialógica da conversação
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670958
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670958
Julio Cesar Oliveira Bernardo, Acir Mário Karwoski
e024025
O ensino híbrido como possibilidade de otimização de tempo no ensino universitário noturno
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671572
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671572
Amarildo Inácio dos Santos, Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Daniele Farias Freire Raic
e024061
A educação escolar como arte de governamento do desejo e da diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674644
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674644
Aylla Gabriela Paiva de Araujo, William de Souza Santos, Ricardo Tibúrcio dos Santos, Marcus Bessa de Menezes
e024042
Jogos digitais e geometria : uma revisão sistemática das produções brasileiras
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672908
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672908
Everton Bedin, Maria das Graças Cleophas
e024054
Um retrato sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo de professores de química durante a pandemia a partir do olhar discente
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670173
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670173
Thiago Beirigo Lopes, Roberto Lucio Ferreira
e023048
Pesquisa de campo como método de ensino em estatística junto à estudantes do ensino médio-técnico
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673086
PDF PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673086
Sandra Elisa Réquia Souza, Amarildo Luiz Trevisan
e023027
Cultura e autogestão da vida: a hermenêutica da autocompreensão de professores universitários sobre as suas dores emocionais
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670534
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670534
William Cordeiro Costa, Richard Perassi Luiz de Sousa
e024019
Cultura digital e as tecnologias digitais no ensino de arte do território maranhense
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670746
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670746
Laura de Santis, Estéfano Vizconde Veraszto
e024064
Atuações educativas de êxito e ensino de ciências da natureza: uma análise textual discursiva das práticas desenvolvidas pelo PIBID UFSCar
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673792
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673792
Mônica Cristina Garbin, Edison Trombeta de Oliveira
e023023
Modelos pedagógicos em educação a distância: pedagogia, conteúdos e tecnologias
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671455
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671455
Joseilda Sampaio de Souza, Maria Helena Silveira Bonilla
e024063
A cultura digital e a cibercultura: diferenças e aproximações
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674523
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674523
Cristiana Mara Bonaldi, Maria Elizabeth Barros de Barros
e024027
O trabalho remoto na pandemia e o trabalho docente nas universidades públicas
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8666609
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8666609
Clevisvaldo Pinheiro Lima, Anesio Marreiros Queiroz
e024026
Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, à Lei 14.191/2021: um estudo sobre as Políticas educacionais para surdos no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672036
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672036
Elizangela Tonelli, Vera Lucia Deps
e024031
Autonomia e aprendizagem autorregulada na educação básica : uma revisão sistemática da literatura
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672181
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672181
Thiago Januario Lisbôa, Fabiana Maris Versuti, Rafael Lima Dalle Mulle
e024030
Estratégias de aprendizagem autorreguladas baseadas em tecnologias digitais por estudantes do ensino médio
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673054
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673054
Rafael Schilling Fuck, Taniele Loss, Marcelo Souza Motta
e023014
Tecnologia digital na educação bilíngue de surdos : o processo de desenvolvimento de um objeto de aprendizagem gamificado de matemática
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670434
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670434
Maria Goreti Farias Machado
e024046
Os saldos nas contas do Programa Dinheiro Direto na Escola de entidades executoras estaduais
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673410
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673410
Bruna Kin Slodkowski, Carla Bueno Sigal, Larissa Daiane Braff de Souza, Tássia Priscila Fagundes Grande, Leticia Rocha Machado , Patricia Alejandra Behar
e024055
Competências socioafetivas na EAD : a construção de filmes em stop motion por idosos
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670686
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670686
Fernando Bittencourt Arroyo, Rafael Souza Oliveira, Marcos Antonio Gaspar, Peterson Adriano Belan
e024047
Avaliando a efetividade de laboratórios remotos na educação de microcontroladores e IoT: um estudo de usabilidade
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673644
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673644
Nilton Bruno Tomelin; Rita Buzzi Rausch; Antônio José Muller
e023021
A decolonialidade no pensamento freiriano: o círculo de cultura como espaço crítico, criativo e libertador
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670962
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670962
Sônia Bessa da Costa Nicacio Silva
e024057
O olhar do outro nas decisões de consumo entre pré-adolescentes
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671595
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671595
Rita Buzzi Rausch, Barbara Alves Ribeiro Marques, Briza Rocha Cardoso
e024040
Professor-pesquisador: desafios de professores mestres e doutores que atuam na educação básica
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672143
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672143
Ivanete Zuchi Siple, Graciela Moro, Viviane Beuter, Marnei Mandler, Floriano Viseu
e024029
Avaliação online no ensino superior: um olhar do professor de matemática para as potencialidades do STACK
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672931
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672931
Anderson de Carvalho Pereira
e023002
Psicanálise e educação: o ensino remoto sujeito às virtualidades do Outro na tela
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669175
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669175
Igor Radtke Bederode, Jair Jonko Araujo
e023004
O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo no ensino remoto emergencial
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669279
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669279
Wilbert Viana Barbosa, Alexandre da Silva Ferry, Tiago Rodrigues dos Santos
e024009
As contribuições do uso de uma ferramenta digital no processo de mapeamento estrutural de analogias
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670024
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670024
Adair Aguiar Neitzel, Mônica Zewe Uriarte, Aléxsandre de Oliveira
e023008
A leitura de poemas autoprogramados e de romances hipertextuais
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670076
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670076
Thiago Villa Lobos Mantovani, Elisabete Freire, Daiana Machado dos Santos , Luiz Sanches Neto
e023007
A saúde como tema na Educação Física escolar: diálogo com o amigo crítico em um autoestudo
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670077
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670077
Ana Paula Patrocínio Holzmeister, Sandra Kretli da Silva, Vivianne Flávia Cardoso
e023005
Fazer florir no deserto: a alegria que emerge das aprendizagens brincantes como força de resistência
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670141
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670141
Odair Neitzel, Cláudio Almir Dalbosco, Ivan Luis Schwengber
e023006
O público e o democrático na Educação Deweyniana: uma reconstrução com base em Jürgen Oelkers
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670238
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670238

Ensaio

Samilo Takara
e024012
Ritornelo e TikTok: problematizações pedagógicas da mídia
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8667442
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8667442
Caroline Fanizzi
e024052
O que é, pois, uma tese? sobre uma experiência de pesquisa em educação
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8677149
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8677149
Fabio Zoboli, Eduardo Galak, Ivan Marcelo Gomes
e024017
Biopolítica e normalização dos corpos em XXY
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670573
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670573
Ivanda Maria Martins Silva
e023028
Cronotopos na cibercultura: tecnologias, letramentos digitais e formação docente
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672132
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672132
Carine Bueira Loureiro, Maura Corcini Lopes
e024010
Tecnologias digitais na educação : comunicar, acessar e disseminar informações
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669376
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669376

Revisão de Literatura

Eric Ferdinando Kanai Passone, Paula Vilela Miekusz de Vasconcelos
e024024
Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671477
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671477
Martina Gonçalves Burch, Agnes Teixeira Rodrigues, Luma Lemos Aires, Eduardo Rodrigues Oliveira, Guy Ginciene
e024032
Pluralidade na Ciência: os diferentes modos de se fazer pesquisa-ação na pedagogia do esporte
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672168
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672168
Eduardo Francisco da Silva Freire, Rodrigo Pereira dos Santos, Simone Vasconcelos Silva
e023003
Gamificação em engenharia de software: Evidências do processo de ensino-aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669241
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669241

Pesquisa

Luciane Amaral Corrêa Münch, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Lívia Lúcia Oliveira Borba, Cláudia Catafesta, Lucas Pereira de Miranda, Michelle Roberta Bravo Bressan, Jaqueline Reis Caracas
e024033
Transmedia storytelling (narrativa transmídia) para aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei: uma abordagem transdisciplinar para inovação no contexto das medidas socioeducativas
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673090
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673090
Pedro Xavier Russo Bonetto, Marcos Garcia Neira
e023043
Educação física cultural e os múltiplos sentidos da diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673857
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673857
Kelly Freire Moreira, Munique Massaro
e024001
Análise dos recursos visuais de vídeos de músicas e histórias infantis com comunicação suplementar e alternativa
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669172
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669172

Relato de Experiência

Ana Cristina Ghisleni, Maria Alice Gouvêa Campesato
e024041
A escola na centralidade do estudo e da pesquisa na formação de gestores em um estrito senso profissional
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673568
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673568

Resenha de livros

Eleonora das Neves Simões, Romilson Martins Siqueira, Rodrigo da Paixão Pacheco
e024037
Vozes múltiplas que ecoam a infância
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673878
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673878
Fabiana de Oliveira Ribeiro Ribeiro, Filomena Elaine Paiva Assolini
e024049
O mal-estar na civilização digital
https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8676789
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8676789