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A sustentabilidade na perspectiva do bem viver
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Bem viver
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Pedagogia da Convivência

Como Citar

PEREIRA, Vilmar Alves; ZITKOSKI, Jaime José. A sustentabilidade na perspectiva do bem viver: um olhar para além do desenvolvimento sustentável. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024065, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672124. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672124. Acesso em: 7 nov. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este artigo tem por objetivo maior problematizar o conceito de sustentabilidade tendo por referência o horizonte do Buen Vivir. Estudo bibliográfico de horizonte hermenêutico, realiza os seguintes movimentos. Num primeiro momento situa e problematiza o debate na América Latina a partir do tensionamento entre Buen Vivir e desenvolvimento tomando por referência pensadores expoentes na área. Num segundo, apresenta os contornos de uma Pedagogia do Conviver como uma expressão da Pedagogia Latino-Americana de natureza ambiental popular. O estudo demonstra as apropriações que a lógica do desenvolvimento e das políticas neoliberais realizam da noção de sustentabilidade que não promovem emancipação e que apenas reforçam falsas promessas. Reconhece o horizonte do Buen Viver como alternativa que amplia possibilidades de outras pedagogias para outros modelos de sociedades possíveis. Como perspectiva decolonizadora são reconhecidas a necessidade da aprendizagem desde um outro lugar, aprendizagem do ambiente inteiro, aprendizagem do consumo equilibrado, aprendizagem ontológica e política e a aprendizagem de ética do cuidado e reconhecimento das alteridades negadas.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672124
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