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O olhar do outro nas decisões de consumo entre pré-adolescentes
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Decisões
Atitudes
Influência dos pares

Como Citar

SILVA, Sônia Bessa da Costa Nicacio. O olhar do outro nas decisões de consumo entre pré-adolescentes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024057, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8671595. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671595. Acesso em: 7 nov. 2024.

Resumo

A adolescência é uma etapa da vida fortemente marcada pela busca da identidade e da aceitação pelos pares e o consumo tem se constituído um elemento integrador e diferenciador nos grupos sociais. Essa investigação com aporte na psicologia econômica é um estudo de natureza descritiva comparativa, com o objetivo de averiguar a suscetibilidade ao consumo e a influência dos pares nas decisões de consumo. Participaram 125 pré-adolescentes com idade entre 9 e 15 anos, de ambos os sexos, de escolas pública e particular de nível socioeconômico baixo e médio de cidade goiana. Foram utilizados para a coleta de dados uma ficha sociodemográfica e uma escala tipo Likert que permite medir a suscetibilidade ao consumo sob o olhar dos pares. O Nível socioeconômico, a idade, e o sexo foram preditores de significância. Estudantes de nível socio econômico médio, do sexo masculino e com idade de 10 anos foram os mais suscetíveis a consumir produtos para sentir-se aceito e reconhecido entre os pares. As decisões de consumo, são motivadas por sentimentos e atitudes relacionados com o olhar dos pares como a necessidade de ser admirado pelos amigos, melhorar a imagem, ter reconhecimento e sucesso. Os resultados dessa investigação avançam no conhecimento acadêmico sobre suscetibilidade ao consumo entre pré-adolescentes gerando conhecimento que pode servir para a inserção da educação econômica e financeira na Educação Básica.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671595
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