Resumo
A adolescência é uma etapa da vida fortemente marcada pela busca da identidade e da aceitação pelos pares e o consumo tem se constituído um elemento integrador e diferenciador nos grupos sociais. Essa investigação com aporte na psicologia econômica é um estudo de natureza descritiva comparativa, com o objetivo de averiguar a suscetibilidade ao consumo e a influência dos pares nas decisões de consumo. Participaram 125 pré-adolescentes com idade entre 9 e 15 anos, de ambos os sexos, de escolas pública e particular de nível socioeconômico baixo e médio de cidade goiana. Foram utilizados para a coleta de dados uma ficha sociodemográfica e uma escala tipo Likert que permite medir a suscetibilidade ao consumo sob o olhar dos pares. O Nível socioeconômico, a idade, e o sexo foram preditores de significância. Estudantes de nível socio econômico médio, do sexo masculino e com idade de 10 anos foram os mais suscetíveis a consumir produtos para sentir-se aceito e reconhecido entre os pares. As decisões de consumo, são motivadas por sentimentos e atitudes relacionados com o olhar dos pares como a necessidade de ser admirado pelos amigos, melhorar a imagem, ter reconhecimento e sucesso. Os resultados dessa investigação avançam no conhecimento acadêmico sobre suscetibilidade ao consumo entre pré-adolescentes gerando conhecimento que pode servir para a inserção da educação econômica e financeira na Educação Básica.
Referências
AGNEW, Steve; HARRISON, Neil. Financial literacy and student attitudes to debt: a cross national study examining the influence of gender on personal finance concepts. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 25, edição C, p. 122-129, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2015.04.006 . Acesso em: 02 jul. 2024.
AJZEN, Isek. The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human
Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T. Acesso em: 02 jul. 2024.
ALMESHALL, Soad Abdullah; ALMAWASH, Murdhi May. Peer and parent influence on consumer behavior buying decision making: an empirical study among saudi female consumers. British Journal of Management and Marketing Studies, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.52589/BJMMS-NLCB55EQ . Acesso em: 02 jul. 2024.
ALMEIDA, Igor, ANDRADE, Vania. Os fatores psicológicos envolvidos no processo de endividamento sob a perspectiva da psicologia econômica. Cadernos de Psicología desde el Caribe, v. 4, n. 7, p. 490-507, 2022. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/3287 . Acesso em: 02 jul. 2024.
ARIAS LAGOS, Loreto; DENEGRI CORIA, Marianela; SAEZ ARDURA, Felipe. Definición de consumo de hombres universitarios: Exploración desde las redes semánticas naturales. Interdisciplinaria, v. 39, n. 1, p. 163-178, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.16888/interd.2022.39.1.10 . Acesso em: 24 mar. 2024.
ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de; RIBEIRO, Carolina Pasquini. Construção do conhecimento. Revista Scheme, v. 11, n. Especial, p. 129-161, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.07.p127 . Acesso em: 02 jul. 2024.
BAKER, Andrew M.; MOSCHIS, George P.; BENMOYAL-BOUZAGLO, Sarah; SANTOS, Cristiane Pizzutti dos. How family resources affect materialism and compulsive buying: a cross-country life course perspective. Cross-Cultural Research: The Journal of Comparative Social Science, v. 47, n. 4, p. 335-362, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1069397112473074 . Acesso em: 02 jul. 2024.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2019.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Salazar, 2008.
BEARDEN, William; NETEMEYER, Richard G.; TEEL, Jesse. Measurement of consumer susceptibility to interpersonal influence. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 4, p. 473-481, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2489543 . Acesso em: 02 jul. 2024.
BESSA, Sonia.; FERMIANO, Maria Belintane.; DENEGRI, Marianela. Compreensão econômica de estudantes entre 10 e 15 anos. Psicologia & Sociedade, Recife. v. 26, n. 2, p.410-419, 2014. Disponível em: DOI: 10.1590/S0102-71822014000200017 Acesso em: 02 jul. 2024.
BESSA, Sonia; FERMIANO, Maria Belintane. Representações de pobreza e
Desigualdade social entre estudantes do ensino médio. Debates em Educação, Maceió, v.13, número especial 2, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p598-622 Acesso em: 02 jul. 2024.
BESSA, Sônia; SARAVALI, Eliane Giachetto. Compreensão do mundo econômico por estudantes do ensino Médio. Cadernos Zigmunt Bauman. São Luiz, v.12, n.28, 2022. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.10 Acesso em: 02 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do adolescente e do jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-adolescente. Acesso em: 02 jul. 2024.
BUSTOS, Solange; DENEGRI, Marianela; SALAZAR, Pamela. Consumo, actitudes hacia el endeudamiento, materialismo e influencia de pares en adolescentes rurales del sur de Chile. Interdisciplinaria, v. 36, n. 1, p. 203-219, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1668-70272019000100014&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 13 out. 2021.
CERETTA, Simone Beatriz; FROEMMING, Lurdes Marlene. Geração Z: compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP), v. 2, n. 3, p. 15-24, 2011. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/70. Acesso em: 02 jul. 2024.
CHAPLIN, Lan Nguyen; ROEDDER-JOHN, Deborah. Growing up in a material world: age differences in materialism in children and adolescents. Journal of Consumer Research, v. 34, n. 4, p. 480-493, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1086/518546. Acesso em: 02 jul. 2024.
DEBRECENI, János; TÓTH, Ágnes Hofmeister. A materializmus, boldogság, siker és élményfogyasztás összefüggéseinek vizsgálata tinédzserek körében. Vezetéstudomány - Budapest Management Review, v. 51, n. 4, p. 63-73, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14267/VEZTUD.2020.04.06 . Acesso em: 02 jul. 2024.
DENEGRI CORIA, Marianela; CONCHA SALGADO, Andrés; SEPULVEDA ARAVENA, Jocelyne. Adaptation and validation of the economic and financial literacy test for chilean secondary students. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 51, n. 2, p. 196-205, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14349/rlp.2019.v51.n2.6 . Acesso em: 02 jul. 2024.
DENEGRI CORIA, Marianela del Carmen; TORRES ACOSTA, Jorge Alonso Rodrigo; CORREA ABARZÚA, Manuel Ignacio; GONZÁLEZ RODRÍGUEZ, Valentina Belén; TORO LAVANDEROS, Javiera Camila Belén; SALAZAR VALENZUELA, Pamela Alejandra; RIQUELME SEGURA, Leonor Maricela; SEPÚLVEDA MALDONADO, José Andrés. Estilos de consumo, actitudes hacia el dinero, y materialismo en adolescentes chilenos y ecuatorianos. Perfiles latinoamericanos, v. 29, n. 58, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18504/pl2958-013-2021 . Acesso em: 02 jul. 2024.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2021.
HENRIQUES, Isabela. Inteligência artificial e publicidade dirigida a crianças e adolescentes. Internet e Sociedade, v. 2, n. 2, p. 5-25, 2021. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/sansinteligencia-artificial-e-publicidade-dirigida-a-criancas-e-adolescentes-sans/ . Acesso em: 02 jul. 2024.
HORLLE, Analu Schmitz; SCHMIDT, Saraí Patrícia. Criança, identidade e consumo: um estudo sobre as lições da publicidade infantil. Rizoma, v. 5, n. 1, p. 165-177, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.7464 . Acesso em: 02 jul. 2024.
JORGE, Kelly Oliva; FERREIRA, Raquel Conceição; FERREIRA, Efigênia Ferreira e; KAWACHI, Ichiro; ZARZAR, Patrícia Maria; PORDEUS, Isabela Almeida. Influência do grupo de pares e uso de drogas ilícitas entre adolescentes brasileiros: um estudo transversal. Caderno Saúde Pública, v. 34, n. 3, e00144316, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00144316 . Acesso em: 02 jul. 2024.
LADEIRA, Wagner Junior; SANTINI, Fernando Oliveira; ARAUJO, Clécio Falcão. Comportamento materialista em adolescentes e crianças: uma meta-análise dos antecedentes e consequentes. Revista de Administração e Controladoria, v. 20, n. 5, p. 610-629, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150151 . Acesso em: 02 jul. 2024.
MAYER, J. P. Prefácio. In: BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2019. p. 9-10.
MARTINS, José Soares; GOMES, Patrícia Santos. Identidade, desvio e reputação no grupo de pares. Antropológicas, n. 12, p. 67-73, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10284/3273 . Acesso em: 02 jul. 2024.
MEDEIROS, Fabiana Gama; DINIZ, Ionara Ferreira Nóbrega; COSTA; Francisco José; PEREIRA, Rita de Cássia Faria. Influência de estresse, materialismo e autoestima na compra compulsiva de adolescentes. RAC, v. 19, n. 2, p. 137-156, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151553 . Acesso em: 02 jul. 2024.
MELO, Wendel Carlos Carvalho. As relações entre materialismo, influência dos pares, atitudes frente ao dinheiro e a incidência em satisfação com a vida nos jovens de 14 a 16 anos. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
MOURA, Tiago; VIANA, Flavio; LOYOLA, Viviane. Uma análise de concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo. Psicologia Ciência e Profissão, v. 33, n. 2, p. 474-489, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200016 . Acesso em: 02 jul. 2024.
NUNES, Brasilimar Ferreira. Consumo e identidade no meio juvenil: considerações a partir de uma área popular do Distrito Federal. Sociedade e Estado, v. 22, n. 3, p. 647-678, set./dez., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/se/v22n3/07.pdf . Acesso em: 08 mar. 2020.
OLMOS, Ana. Vergonha de si: violência invisível da publicidade infantil. In: FONTENELLE, Lais (org.). Criança e consumo: 10 anos de transformação. 1. ed. São Paulo: Instituto Alana, 2016.
PIRES, Isabella Tereza Martins; PILLON, Sandra Cristina. Uso de álcool e outras substâncias psicoativas por estudantes universitários de Psicologia. Psicologia: Ciência e profissão, v. 40, e191670, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003191670 . Acesso em: 02 jul. 2024.
QUINTANO MÉNDEZ, Felipe; DENEGRI CORIA, Marianela. Atitudes hacia el endeudamiento hedônico em estudantes secundários chilenos. Suma Psicológica, v. 28, n. 2, p. 79-87, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14349/sumapsi.2021.v28.n2.2. Acesso em: 12 jan. 2023.
REBOUÇAS, Nádia. Tchau, consumidores! In: FONTENELLE, Lais (org.). Criança e consumo: 10 anos de transformação. São Paulo: Instituto Alana, 2016.
RICHINS, Marsha; DAWSON, Scott. A consumer values orientation for materialism and its measurement: Scale Development and Validation. Journal of Consumer Research, v. 19, n. 3, p. 303-316, 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1086/209304 . Acesso em: 02 jul. 2024.
SANDOVAL ESCOBAR, Marithza; PINEDA MARÍN, Cláudia; ÁVILA CAMPOS, Jorge. Barreras para la socialización económica de las familias y estrategias empleadas para la educación económica y del consumo en los niños. Montevideo, Uruguay: Univeresidad de la República, 2018.
SANTOS, Cristiane Pizzutti; FERNANDES, Daniel Von Der Heyde. A socialização de consumo e a formação do materialismo entre os adolescentes. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 1, p. 169-203, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-69712011000100007 . Acesso em: 02 jul. 2024.
TRIVIÑOS, Antônio Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2019.
WEISZ, Arlene; BLACK, Beverly M. Peer education and leadership in dating violence prevention: strengths and challenges. Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma, v. 19, n. 6, p. 641-660, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10926771.2010.502089 . Acesso em: 02 jul. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital