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MOOC para formação continuada de professores da Educação Básica em pensamento computacional
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Pensamento computacional
MOOC
Formação continuada
Abordagem desplugada
BNCC computação

Como Citar

GUARDA, Graziela Ferreira; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. MOOC para formação continuada de professores da Educação Básica em pensamento computacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024036, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673085. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673085. Acesso em: 7 nov. 2024.

Resumo

A partir da aprovação da Resolução N° 1 de 2022, a Computação integra formalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A normativa estabelece que os Estados, Municípios e o Distrito Federal devem estabelecer parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nessa direção, considerando a necessidade de formação continuada docente na temática, o presente estudo apresenta a estrutura pedagógica de um curso on-line, massivo e aberto (MOOC) para professores da Educação Básica. O intuito do curso foi capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado. Com metodologia quantitativa, o curso foi realizado com 192 professores. Os resultados mostraram que tanto a organização pedagógica, quanto os materiais didáticos são adequados para a formação em PC e que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673085
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Referências

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