Banner Portal
As contribuições do uso de uma ferramenta digital no processo de mapeamento estrutural de analogias
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Analogia
Informática e educação
Métodos de ensino

Como Citar

BARBOSA, Wilbert Viana; FERRY, Alexandre da Silva; SANTOS, Tiago Rodrigues dos. As contribuições do uso de uma ferramenta digital no processo de mapeamento estrutural de analogias. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670024. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

Este artigo busca apresentar as contribuições do uso do MAPES (Sistema para o Mapeamento Estrutural de Analogias e Modelos) para pesquisas sobre analogias. Assim, buscou-se compreender as ideias, percepções e opiniões de professores pesquisadores acerca da construção dos mapeamentos por intermédio dessa ferramenta digital que foi concebida a partir da Teoria do Mapeamento de Estruturas de Gentner e dos padrões de codificação de correspondências mapeadas ou mapeáveis em uma analogia sugeridos por AUTOR C. Os dados levantados permitiram identificar, na visão dos participantes, diversas contribuições da ferramenta para o campo de estudos das analogias.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670024
PDF

Referências

BARBOSA, Wilbert Viana. Análise da sistematicidade de analogias em contextos de ensino e de pesquisa na educação em ciências. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

BARBOSA, Wilbert Viana; FERRY, Alexandre da Silva. Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 08, p. 224-243, nov. 2018. Edição Especial. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/580 .

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Rego e A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIERMAN, Gavin; ABADI, Martín; TORGERSEN, Mads. Understanding typescript. In: European Conference on Object-Oriented Programming. Berlin, Heidelberg: Springer, 2014. p. 257-281.

FALKEHAINER, Brian; FORBUS, Kenneth D.; GENTNER, Dedre. The structure-mapping engine: algorithm and examples. Artificial Intelligence, v. 41, p. 1-63, 1989.

FERRY, Alexandre da Silva. Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de Química. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

FERRY, Alexandre da Silva. Pesquisas sobre analogias no contexto da educação em ciências à luz da teoria do mapeamento estrutural (Structure-mappning Theory). São Paulo: Livraria da Física, 2018. 114 p.

FERRY, Alexandre da Silva; PAULA, Helder de Figueirêdo e. Mapeamento estrutural de analogias e outras comparações em uma sala de aula de Química. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC, 10., 2015. Anais...Águas de Lindoia, 24 a 27 nov. 2015.

FERRY, Alexandre da Silva; PAULA, Helder de Figueirêdo e. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 29-50, 2017.

GENTNER, Dedre. Structure-mapping: a theorycal framework for analogy. Cognitive Science, Palo Alto, v. 7, n. 1, p. 155-170, jan. 1983.

GENTNER, Dedre; BOWDLE, Brian. Metaphor as structure-mapping. In: Raymond Gibbs (ed.) The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. New York , NY: Cambridge University Press, 2008. p. 109-128.

GENTNER, Dedre; COLHOUN, Julie. Analogical processes in human thinking and learning. In: Britt. M. Glatzeder; Vinod Goel; Albrecht von Müller (ed.). Towards a theory of thinking: building blocks for a conceptual framework. Berlin: Springer-Verlag, 2010. v. 2, p. 35-48, 2010.

GENTNER, Dedre; KURTZ, Kenneth J. Relations, objects, and the composition of analogies. Cognitive Science, v. 30, p. 609-642, 2006.

GENTNER, Dedre; MARKMAN, Arthur B. Structure mapping in analogy and similarity. American Psychologist, v. 52, n. 1, p. 45-56, jan. 1997.

GENTNER, Dedre; SHUMACHER, Robert M. Use of structure-mapping theory for complex systems. Proceedings of the IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics. New York: IEEE, 1986.

GENTNER, Dedre; TOUPIN, Cecile. Systematicity and surface similarity in the development of analogy. Cognitive Science, v. 10, p. 277–300, 1986.

HOLYOAK, Keith J.; GENTNER, Dedre; KIKINOV, Boicho N. Introduction: the place of analogy in cognition. In: Dedre Gentner; Keith J. Holyoak; Boicho N. Kokinov (Eds.). The analogical mind: Perspectives from cognitive science. Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology Press, p. 1-19, 2001.

MARKMAN, Arthur B.; GENTNER, Dedre. Structural alignment during similarity comparisons. Cognitive Psychology, v. 25, p. 431-467, 1993.

MILANI, André. PostgreSQL-Guia do Programador. Novatec Editora, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.