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Em tempo/espaço pandêmico
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Psicanálise
Infância
Pandemia
Escola

Como Citar

SOUZA, Soraya; ARCHANGELO, Ana; MENDONÇA, Lilian Cardozo de. Em tempo/espaço pandêmico: é possível a educação retornar à presencialidade?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023045 , 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673605. Acesso em: 27 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este trabalho constata que o retorno à presencialidade da Educação no nosso tempo/espaço (pós-)pandêmico gerou novas formas de sofrimento e da constituição psíquica dos alunos. As (re)formulações existenciais no novo normal causaram surpresas e impasses: para muitas crianças, a Escola é apenas lugar de abrigo e manutenção dos laços sociais, não mais de relação com o conhecimento formal. Qual a função da Escola em tempo/espaço pandêmico? Como torná-la significativa? Esta discussão esteve presente em rodas de conversa remotas, semanais,   com professores de ensino fundamental I e II, em uma escola pública do estado de São Paulo. Procurou-se (re)significar tempos de perdas, espaços invadidos e configurar o novo “normal” na escola, considerando diversas fontes de sofrimento docente: a identificação com as crianças, privadas do direito de exercer a infância, brincar, jogar, abraçar e beijar; o silenciamento do luto, impedido de adentrar o contexto escolar; plataformas digitais em repentina operação; grupos de WhatsApp gerenciados escamoteavam o acesso desigual  à tecnologia. Os professores viveram impasses, medos e terror. O não saber, o não desejar saber e a desigualdade apagaram-se com a pandemia, e a Escola retomou atividades presenciais de ensino e avaliação, como se a experiência individual e coletiva não tivesse sido interrompida. Nos professores, o sentimento de solidão: como justificar para a sociedade e para si próprios, a (des)função da Escola?

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673605
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