Banner Portal
A produção científica brasileira sobre a História da Educação em circulação internacional (2008-2022)
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

História da educação
Produção científica
Estudos bibliométricos
Base de dados

Como Citar

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos. A produção científica brasileira sobre a História da Educação em circulação internacional (2008-2022). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023020, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670952. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670952. Acesso em: 8 nov. 2024.

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica sobre História da Educação publicada pelos pesquisadores brasileiros indexada na base de dados Web of Science no período de 2008 a 2022. Desenvolveu-se um estudo bibliométrico, que analisou 229 produtos. O programa VOSviewer ancorou o processamento e a análise dos dados. Até o ano de 2016, a produção era bastante diminuta, com um a quatro artigos por ano. A partir de 2017, tornou-se mais expressiva, com 31 a 54. A produção emergiu de 373 autores e houve coautoria com 12 países. A temática abrangeu múltiplas categorias relacionadas à História da Educação, com destaque para a preservação das fontes historiográficas. Conclui-se que é importante ampliar a produção científica brasileira em História da Educação no âmbito internacional e o fortalecimento das redes de colaboração pode ser uma estratégia promissora.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670952
PDF

Referências

BARAUSSE, Alberto. A pesquisa em História da Educação. Entrevista com Maria Helena Câmara Bastos. Espacio, Tiempo y Educación, Salamanca, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.14516/ete.2017.004.001.169 . Disponível em: https://www.espaciotiempoyeducacion.com/ojs/index.php/ete/article/view/169/115 . Acesso em: 11 ago. 2022.

BITTAR, Marisa. A pesquisa em Educação no Brasil e a constituição do campo. Revista Histedbr, Campinas, v. 9, n. 33, p. 3-22, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rho.v9i33.8667054 . Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667054 . Acesso em: 12 ago. 2022.

BITTAR, Marisa; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. Um estudo sobre a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2017): autorias, temas e citações. Comunicações, Piracicaba, v. 28, n. 1, p. 279-294, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4627 . Acesso em: 13 ago. 2022.

BITTENCOURT, Jaqueline Marcela Villafuerte; PÉREZ, Maria Luz Mardesich. Os indígenas como sujeitos no Marco Regulatório da Educação no Estado Plurinacional da Bolívia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 147-162, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4664 . Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4664 . Acesso em: 9 ago. 2022.

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. “Lugar aprazível e salubre”, “Casa vasta e bem arejada”: localização e espaços de colégios-internatos na Corte Imperial do Rio de Janeiro (século XIX). Educação, Santa Maria, v. 47, n. 1, p. 1-23, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644448342 . Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/48342 . Acesso em: 11 ago. 2022.

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; SANTOS, Laísa Dias. A temática intelectuais na escrita da História da Educação em Sergipe (2004-2018). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 407-425, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5689 . Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5689 . Acesso em: 9 ago. 2022.

FIORIN, José Luiz. Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de Ciências Humanas e Sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 4, n. 8, p. 263-281, 2007. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/133 . Acesso em: 10 ago. 2022.

FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. A Califasia e a formação de professores na Escola Normal de São Paulo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, p. 81-94, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.520 . Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/520 . Acesso em: 21 ago. 2022.

FURTADO, Alessandra Cristina; BEZERRA, Giovani Ferreira; MOREIRA, Kênia Hilda. Pesquisas em História da Educação: problematizando o uso de arquivos, documentos e fontes. Patrimônio e Memória, Assis, v. 15, n. 2, p. 530-556, 2019. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/viewFile/970/1121. Acesso em: 12 ago. 2022.

GIL, Natália de Lacerda. A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes estatísticas em História da Educação. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, p. 341-358, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882009000200005 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/kXbMttMYtBH87TkzrNBmNgk/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 9 ago. 2022.

GOMES, Maria Laura Magalhães. Potentialities of Literature as a Source for the History of Mathematics Education: the work of Pedro Nava. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 30, p. 89-110, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1785/0 . Acesso em: 9 ago. 2022.

GRESPAN, Fernanda Plaza; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; CASTRO, Rosane Michelli de. Manuais das Escolas Normais como fonte de pesquisa histórica. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 14, n. 34, p. 582-598, 2022. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1214 . Acesso em: 9 ago. 2022.

LOPES, Tânia Maria Lopes; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990). Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 38, p. 240-261, 2018. DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6122 . Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1194 . Acesso em: 10 ago. 2022.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTOS, Francisca Mayane Benvindo dos; SALES, José Albio Moreira de. Pesquisas biográficas na História da Educação. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 26, n. 3, p. 11-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p11-29 . Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12743 . Acesso em: 10 ago. 2022.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FREIRE, Vitória Chérida Costa. Pesquisas em História da Educação publicadas por periódicos do Norte e Nordeste do Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 382-403, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6904 . Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904 . Acesso em: 9 ago. 2022.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12926 . Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/12926 . Acesso em: 10 ago. 2022.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; HERNÁNDEZ DÍAZ, José María; FREIRE, Vitória Chérida Costa. História da Educação na biografia da transexual José Honorato Batista Neta. Foro de Educación, Salamanca, v. 19, n. 2, p. 289-293, 2021. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/796 . Acesso em: 14 ago. 2022.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUSA, Ana Carolina Braga de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1386-1403, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15288 . Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15288 . Acesso em: 9 ago. 2022.

PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Historiadores da educação brasileira: gerações em diálogo. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. 1-26, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e059 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/gBMJ5grGpYxTkgwvXvNGY9d/#

FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Trajetórias formativas (auto)biográficas de educadores(as) negros(as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 22, e220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e220 .

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; CONDURU, Roberto Luís Torres; OLIVEIRA, Marcia Pereira de. De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75181, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75181 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/6LfGKj6vpjw85stdKQYZsbJ/ . Acesso em: 9 ago. 2022.

ORIANI, Angélica Pall. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 104-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.174 . Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174 . Acesso em: 21 ago. 2022.

PEREIRA, Pablo; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Professor cosmopolita: as ações sociais de internacionalização nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 694-711, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8658308 . Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658308 . Acesso em: 21 ago. 2022.

QUITZAU, Evelise Amgarten; MORENO, Andrea. Apresentação - História da Educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e80259, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.80259. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9JYTdqtxkv6ggQKM5sH5zfj/ . Acesso em: 9 ago. 2022.

ROCHA, Fábio Rocha; RODRIGUEZ, Guillermo. SPEdu: a toolbox for processing digitized historical documents. In: MARTÍNEZ-VILLASEÑOR, Lourdes et al. (ed.). Advances in computational intelligence. Mexico City, DF: MICAI, 2020. p. 363-375.

RODRIGUES, Tavares de Souza; SILVA, Luciene Clea da; SARAT, Magda. História e profissão docente: a trajetória de uma professora do interior de Mato Grosso do Sul (1982-2012). Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 7, n. 3, p. 103-118, 2019. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9678 . Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9678 . Acesso em: 9 ago. 2022.

SANTOS, Patrícia Batista dos; FERRONATO, Cristiano; ANDRADE, Maristela do Nascimento de. Os rituais festivos escolares para a infância: elementos da cultura material escolar em Sergipe no século XX. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 33, p. 24-33, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5031 . Acesso em: 31 ago. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a especificidade do objeto da história da educação. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 1, n. 3, p. 90-91, 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v1i3.550 . Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/550. Acesso em: 21 ago. 2022.

SCHERER, Renata Porcher. Docência e a profissionalização do magistério no Brasil: contribuições da obra de Luiz Pereira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 210-226, 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.12730 . Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12730 . Acesso em: 9 ago. 2022.

SOMOGYVÁRI, Lajos; BITTAR, Marisa; HAMEL, Thérèse. Observatory for the History of Education: Looking at the past, analysing the present and reflecting on the future - a transnational perspective. Paedagogica Historica, [S.l.], p. 1-10, 2021. DOI: 10.1080/00309230.2021.1962927 . Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00309230.2021.1962927 . Acesso em: 31 ago. 2022.

SOUZA, Joice Nunes de; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco; SILVEIRA, Éder da Silva. Arquivos escolares e História da Educação: o que dizem os artigos do Portal de Periódicos da Capes/MEC (2002-2019). Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-13, e19356, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19755 . Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/download/19755/8945 . Acesso em: 13 ago. 2022.

SUCUPIRA, Tânia Gorayeb; GARCÍA DELGADO, Francisco Javier. Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 216-239, 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2750. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750 . Acesso em: 21 ago. 2022.

VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. VOSviewer manual. Leiden: Univeristeit Leiden, Leiden, v. 1, n. 1, p. 1-53, 2022. Disponível em: https://www.vosviewer.com/documentation/Manual_VOSviewer_1.6.18.pdf . Acesso em: 9 ago. 2022.

VIANNA, William Barbosa; PINTO, Adilson Luiz. Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 125-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/33z93qVCRbcWJbCK5Ffm9qC/abstract/?lang=pt . Acesso em: 11 ago. 2022.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, p. 37-70, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100003 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/tDdpKPbzPmprhd9Pz5VMQHH/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 12 ago. 2022.

WEB OF SCIENCE. Confident research begins here. 2022. Disponível em: https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/web-of-science/ . Acesso em: 15 ago. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.