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Professor cosmopolita
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Palavras-chave

Professor cosmopolita
Internalização
Pós-Graduação
Ação social

Como Citar

PEREIRA, Pablo; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Professor cosmopolita: as ações sociais de internacionalização nos programas de pós-graduação stricto sensu. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 694–711, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8658308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658308. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, orientada pelo método compreensivo weberiano, objetivou compreender o papel do professor no processo de internacionalização nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma instituição pública municipal de ensino superior. Para isso, buscamos caracterizar as ações dos professores, bem como apreender suas razões, no processo de internacionalização. Em relação ao marco teórico, os estudos de Knight, Sanderson, entre outros, sustentaram a análise do material empírico. Quanto aos instrumentos para geração de dados e às fontes de pesquisa, realizamos análise de documentos de arquivos públicos e entrevista semiestruturada com quatro professores vinculados à instituição. Os resultados indicaram, na atuação dos professores, a produção intelectual, o intercâmbio acadêmico-científico, a gestão intercultural e a internacionalização do currículo, como tipos de ação racional em finalidade e em valores. À vista disso, compreendemos que o papel do professor da pós-graduação se configura por seu protagonismo cosmopolita no processo de internacionalização intrainstitucional.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8658308
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Referências

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