Internacionalização: a quarta missão da Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7794

Palavras-chave:

Universidade. Internacionalização universitária. Sociedade do Conhecimento.

Resumo

Fernando Seabra Santos e Naomar de Almeida Filho, no livro “A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento”, publicado em 2012, trazem à tona os alicerces de uma perspectiva otimista sobre o papel da internacionalização no protagonismo da Universidade na sociedade contemporânea do conhecimento. Organizado em seis capítulos, o próprio livro, coeditado pela Imprensa da Universidade de Coimbra e Editora da Universidade de Brasília, é resultado de um processo de internacionalização universitária. Nesse sentido, os autores partem de três razões que justificam a crescente importância da internacionalização, enquanto missão da Universidade: massificação do acesso ao ensino superior; globalização da economia e da sociedade; processo de integração europeia. A partir desse contexto, as missões da universidade, os espaços – europeus e ibero-americanos – integrados de conhecimento, o contexto da educação superior no Brasil e os conceitos e as modalidades da internacionalização são abordados ao longo do livro.

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Biografia do Autor

Pablo Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

PEREIRA, P.; HEINZLE, M. R. S. Internacionalização: a quarta missão da Universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 719–722, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7794. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650630. Acesso em: 21 jan. 2022.