v. 22 n. 3 (2020): A Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos
ETD - Educação Temática Digital
ETD - Educação Temática Digital
Sobre
Sobre o Periódico
Submissões
Pareceristas
Regimento
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Fontes
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Políticas
Direitos Autorais
Acesso Aberto
Arquivamento
Plágio e Similaridade
Retratação
Ética
Privacidade
Taxas de Publicação
Notícias
Artigos + Lidos
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Mudar o idioma. O atual é:
Português (Brasil)
English
Español (España)
v. 22 n. 3 (2020)
Publicado em agosto 31, 2020
A Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos
Foto de capa:
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Editorial
517-519
Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8661027
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8661027
Apresentação
520-528
Internacionalização na educação superior: pressupostos, significados e impactos
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8660914
PDF (English)
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8660914
Dossiê
Claudia Schiedeck Soares de Souza, Maria Julieta Abba, Danilo Romeu Streck
529-537
Internacionalização como um processo de mudança: uma entrevista com Jane Knight
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659365
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659365
Hans De Wit
538-545
O futuro da internacionalização do ensino superior em contextos globais desafiadores
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659471
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659471
Sharon Stein, Jhuliane Evelyn da Silva
546-566
Desafios e complexidades para decolonizar a internacionalização em tempo de crises globais
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659310
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659310
Hans De Wit, Fernanda Leal, Lisa Unangst
567-590
Internacionalização voltada à justiça social global: iniciativas de universidades brasileiras para integrar refugiados e populações deslocadas
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659331
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659331
Kyria Rebeca Finardi, Sabrina Sembiante, Gabriel Amorim, Thiago Veronez
591-611
Internacionalizações em dois loci de enunciação: o sul e o norte global
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659311
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659311
Joyce Wassem, Eliza Bartolozzi Ferreira
612-631
Política de internacionalização da UFES: a busca pela excelência acadêmica
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659339
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659339
Marília Costa Morosini, Manuir José Mentges
632-650
Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659308
Olgaíses Cabral Maués, Antonia Costa Andrade
651-671
A internacionalização dos programas de pós-graduação em educação na região Norte do Brasil: políticas, estratégias e ações
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659327
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659327
Marcelo Knobel, Manolita Correia Lima, Fernanda Geremias Leal, Ivor Prolo
672-693
Desenvolvimentos da internacionalização da educação superior no Brasil : da mobilidade acadêmica internacional à institucionalização do processo na universidade
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659332
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659332
Pablo Pereira, Marcia Regina Selpa Heinzle
694-711
Professor cosmopolita: as ações sociais de internacionalização nos programas de pós-graduação stricto sensu
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8658308
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8658308
Artigos
Fabiana Marini Braga, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Priscila Menarin Cesário, Mariângela Machado de Castro
712-730
Conversas interativas virtuais em um Programa Híbrido de Mentoria: temas tratados e abordagens adotadas de professoras experientes-mentoras
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8654946
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8654946
Rozana Aparecida Lopes Messias, João Antonio Telles
731-750
Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655293
Ana Carolina de Carvalho Guimarães, Maria Angela Borges Salvadori
751-769
África e os africanos em textos e imagens da Revista Eu Sei Tudo (1917-1958)
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655242
Entrevista
José Licínio Backes
770-783
O processo de internacionalização e construção de um currículo cosmopolita : entrevista com José Augusto Pacheco
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652622
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652622
×
Usuário
*
Obrigatório
Senha
*
Obrigatório
Esqueceu a senha?
Mantenha-me conectado
Acesso
Não possui registro?
Registrar-se aqui