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Conversas interativas virtuais em um Programa Híbrido de Mentoria
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Palavras-chave

Diálogo intergeracional virtual
Conversas interativas
Programa Híbrido de Mentoria
Professoras experientes
Mentoras

Como Citar

BRAGA, Fabiana Marini; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; CESÁRIO, Priscila Menarin; CASTRO, Mariângela Machado de. Conversas interativas virtuais em um Programa Híbrido de Mentoria: temas tratados e abordagens adotadas de professoras experientes-mentoras . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 712–730, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8654946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654946. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Analisam-se temas e características de abordagens adotadas por professoras experientes, no papel de mentoras (M), evidenciadas nos diálogos intergeracionais virtuais mantidos com professoras iniciantes (PIs) do Programa de Híbrido de Mentoria (PHM), realizado por pesquisadoras de uma universidade pública. A partir de um estudo de natureza descritiva-analítica-exploratório, tendo como contexto de interação o Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA), consideraram-se as interações de três díades (M-PI) nas fases iniciais do PHM, ao longo de 6-8 meses. As análises apresentadas referem-se às narrativas escritas registradas no AVA, numa perspectiva longitudinal dos diálogos mantidos por cada díade, levando-se em conta uma leitura representacional das situações relatadas. A partir da seleção de trechos ou pequenas “porções” das interlocuções, identificaram-se padrões adotados pelas M assim como temas tratados. Os resultados evidenciados apontam cinco diferentes padrões de interlocução, empregados pelas M ao abordarem temas como: características do PHM, sua organização e dinâmicas; trajetórias escolares e profissionais prévias das PIs; início da docência; práticas pedagógicas, incluindo concepções de ensino, aluno, aprendizagem etc. Esses resultados apontam haver certa associação de alguns padrões com a fase do processo de mentoria vivenciado pela díade, sem a identificação de uma taxionomia entre eles. 

https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8654946
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