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Organismos internacionais e educação superior
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Palavras-chave

Educação superior
Internacionalização da educação superior
Organismos internacionais
Agenda E2030

Como Citar

MOROSINI, Marília Costa; MENTGES, Manuir José. Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 632–650, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8659308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659308. Acesso em: 10 nov. 2024.

Resumo

Compreender a educação superior é uma tarefa complexa. Um dos fatores que caracteriza tal complexidade são as relações entre diversos níveis socioeconômicos que impacta a educação superior. No concerto da contemporaneidade, o nivel global tem sido uma forte interferência na educação superior (AUTOR, 2019a) e confere uma importância marcada à internacionalização. Esse contexto nos levou a analisar concepções e propostas de organismos internacionais, para esse nível de ensino. Essa compreensão se configura em um guarda-chuva com suas múltiplas varetas, constituindo-se em um abrigo para as intempéries de um mundo global que se defronta com modelos de universidade tradicional e modelos de universidade do século XXI que convivem com configurações de contextos emergentes. (AUTOR, 2014). Para dar conta desses fatores analisamos perspectivas global e regional, essa última voltada à América Latina e Caribe, por óbvias razões e, levantamos considerações para (re) pensar a Internacionalização da Educação Superior. O texto tem um caráter de identificação, seleção e sistematização de proposições de organismos internacionais emblemáticos para a educação superior, extraídos de documentos oficiais e disponíveis on line, através de análise qualitativa.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659308
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