Banner Portal
Organismos internacionais e educação superior
PDF

Palavras-chave

Educação superior
Internacionalização da educação superior
Organismos internacionais
Agenda E2030

Como Citar

MOROSINI, Marília Costa; MENTGES, Manuir José. Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 632–650, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8659308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659308. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Compreender a educação superior é uma tarefa complexa. Um dos fatores que caracteriza tal complexidade são as relações entre diversos níveis socioeconômicos que impacta a educação superior. No concerto da contemporaneidade, o nivel global tem sido uma forte interferência na educação superior (AUTOR, 2019a) e confere uma importância marcada à internacionalização. Esse contexto nos levou a analisar concepções e propostas de organismos internacionais, para esse nível de ensino. Essa compreensão se configura em um guarda-chuva com suas múltiplas varetas, constituindo-se em um abrigo para as intempéries de um mundo global que se defronta com modelos de universidade tradicional e modelos de universidade do século XXI que convivem com configurações de contextos emergentes. (AUTOR, 2014). Para dar conta desses fatores analisamos perspectivas global e regional, essa última voltada à América Latina e Caribe, por óbvias razões e, levantamos considerações para (re) pensar a Internacionalização da Educação Superior. O texto tem um caráter de identificação, seleção e sistematização de proposições de organismos internacionais emblemáticos para a educação superior, extraídos de documentos oficiais e disponíveis on line, através de análise qualitativa.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659308
PDF

Referências

BRUNDTLAND, Gro Harlem et al. Our common future: report of the 1987 World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford Univ., 1987.

GUILE, David. O que distingue a economia do conhecimento? Implicações para a educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 135, p. 611-636, set./dez. 2008.

MEDINA, Tahina Ojeda. Introducción. La cooperación Sur-Sur en América Latina y el Caribe: balance de una década (2008-2018). In: MEDINA, Tahina Ojeda; MUÑOZ, Enara Echart (Org.). La cooperación Sur-Sur en América Latina y el Caribe: balance de una década (2008-2018). Buenos Aires: CLACSO, 2019. E-book. p. 15-40.

MENTGES, M.; MOROSINI, M. Educação superior na ibero-américa: sinal dos tempos. In: MOROSINI, M. CERDEIRA, L. Educação superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na universidade. Portugal: Educa, 2019. p. 155-176.

MOROSINI, M. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: MOROSINI, M. (Org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EdiPucrs, 2019. Disponível em: http://editora.pucrs.br/livro/1838. Acesso em: 01 nov. 2019. p. 11-28.

MOROSINI, M. Educação superior na América Latina e Caribe: internacionalização e integração acadêmica. In: CONFERÊNCIAS UFRGS, 1., 2017, Porto Alegre. Palestras [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cres2018ufrgs/marilia-morosini-discute-a-internacionalizacao-e-a-integracao-acadêmica/. Acesso em: 11 out. 2019.

MOROSINI, M. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-106, jan./abr. 2015.

MOROSINI, M. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. ROTEIRO, Joaçaba, v. 43, n. 1, p. 115-132, jan./abr. 2018. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13090. Acesso em: 15 out. 2019.

MOROSINI, M. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 385-405, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 out. 2019.

OECD. Trends Shaping Education 2019. Paris: OECD Publishing, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/trends-shaping-education_22187049 . Acesso em: 8 nov. 2019.

OECD. OECD Future of Education and Skills 2030. [S. l.]: OECD, 2015. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/about/. Acesso em: 5 ago. 2019.

PERROTTA, Daniela Vanesa. Universidad, internacionalización e integración regional: la lucha por un proyecto latinoamericanista de universidad hacia la CRES 2018. In: SUASNABAR, Claudio et al. Balance y desafíos hacia la CRES 2018. Buenos Aires: IEC - CONADU/CLACSO/UMA, 2018. p. 163-174. (Aportes para pensar la Universidad Latinoamerica, Cuaderno 1.).

RYCHEN, Dominique Simon. E2030 conceptual framework: key competencies for 2030 (DeSeCo 2.0). Beijing: OECD Publications, 2016. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/about/documents/. Acesso em: 8 nov. 2019.

SANCHÉZ VEGAS, Saadia. Educación para transformar vidas. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE EL FUTURO DE LA EDUCACIÓN “PERSPECTIVAS EN AMÉRICA LATINA”, 3., 12-14 de noviembre de 2018, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UNESCO, 2018. Panel: Visión de Futuro.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.) Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SORIANO, Luz Inmaculada Madera. Educación y desarrollo sostenible al 2030: internacionalización de la formación docente en América Latina y el Caribe. In: GACEL-ÁVILA, Jocelyne (Org.). CRES2018: Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva. Córdoba: IESALC/UNESCO, 2018. p. 89-111.

UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. [S. l.]: UNESCO, 2016b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 9 nov. 2019.

UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e marco de ação, rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e à educação ao longo da vida para todos. Brasília, DF: UNESCO, 2016a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 10 nov. 2019.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília, DF: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311 . Acesso em: 8 nov. 2019.

UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília, DF: UNESCO, 2016c. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244826 . Acesso em: 8 nov. 2019.

UNESCO. Educação para a cidadania global no Brasil. Brasília: UNESCO, [201-]. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/global-citizenship-education . Acesso em: 8 nov. 2019.

UNESCO. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (IESALC). Declaración. Córdoba: UNESCO, 2018a. Declaração proveniente da III Conferência Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe (CRES), realizada em 14 de junho de 2018 na cidade de Córdoba. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/2018-07/doc_declaracaoCRES_2018.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.

UNESCO. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (IESALC). Plan de Acción 2018-2028. Córdoba: UNESCO, 2018b. Plano de ação proveniente da III Conferencia Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe (CRES), realizada em 14 de junho de 2018 na cidade de Córdoba. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Mr_obMED-yv2RalSeC6L1YeStb1C9tiU/view . Acesso em: 5 ago. 2019.

UNESCO. International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (IESALC). Sobre el IESALC. Venezuela, [2019?]. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/sobre-el-iesalc/. Acesso em: 12 nov. 2019.

YOUNG, Michael et al. Preliminary reflections and research on Knowledge, Skills, Attitudes and Values necessary for 2030. Beijing: OECD Publications, 2016. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/about/documents/. Acesso em: 8 nov. 2019.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.