Internacionalização voltada à justiça social global

iniciativas de universidades brasileiras para integrar refugiados e populações deslocadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659331

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização, Justiça social, Populações deslocadas

Resumo

A crescente imersão da educação superior global em um paradigma competitivo e orientado para a economia suscita a busca por perspectivas de interação internacional explicitamente voltadas ao desenho de futuros cooperativos, sustentáveis e alternativos. No Brasil, os esforços de internacionalização na educação superior conduzidos pelo governo brasileiro têm sido historicamente vinculados aos interesses desenvolvimentista do Estado. À medida que se consolidam de forma hegemônica (principalmente com foco na integração do Brasil no mercado capitalista global), as iniciativas desenvolvidas pelas próprias instituições de educação superior ganham relevância. Neste artigo, exploramos os projetos desenvolvidos por duas universidades federais brasileiras - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) – que visam à integração de refugiados e de populações deslocadas nos contextos da educação superior e da sociedade brasileira em geral. Nossa abordagem combina análise bibliográfica e documental com entrevistas com atores-chave. Com base nos resultados, enfatizamos: 1. O papel da autonomia das instituições de educação superior brasileiras para desenvolver estratégias de internacionalização que sejam contextualmente relevantes e que busquem promover a justiça social global; 2. A importância de vincular as atividades de extensão universitária existentes a grupos marginalizados à política institucional de internacionalização, para que os esforços de internacionalização não acabem suprimindo o papel social mais direto dessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans De Wit, Boston College

Doutor pela Universidade de Amsterdã. Consultoria para organizações internacionais (Parlamento Europeu e o Banco Mundial). Professor e diretor do ‘Centro de Educação Superior Internacional’ (CIHE) do Boston College, EUA. Membro Associado da International Association of Universities (IAU) e membro fundador e ex-presidente da European Association for International Education (EAIE).

Fernanda Leal, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária-executiva na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSC.

Lisa Unangst, Boston College

Doutoranda em Educação Superior Internacional, Boston College. Mestre em Educação, Harvard Graduate School of Education (2014).

Referências

ANDERS, A. D.; LESTER, J. N. Examining loss: postcritical ethnography and the pursuit of what could be otherwise. Qualitative Inquiry, v. 25, n. 9-10, p. 925-935, 2019.

ASSEFA, M.; RUMBLEY, L.; DE WIT, H. Foreword. In: ASSEFA, M.; RUMBLEY; DE WIT, L. H. (Ed.). Innovative and inclusive internationalization: PROCEEDINGS OF THE WES-CIHE SUMMER INSTITUTE. Anais...Newton: CIHE/BC, 2018

AUI/UFPR. Plano Institucional de Internacionalização - 2018-2022. Curitiba: MEC/UFPR, 2018. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/wp-content/uploads/2018/04/plano_institucional_de_internacionalizacao_ufpr.pdf

BAKER, S.; DEVEREUX, C. Editorial. Human Rights Defender, v. 29, n. 1, p. 4-6, 2020.

BAMBERGER, A.; MORRIS, P.; YEMINI, M. Neoliberalism, internationalisation and higher education: connections, contradictions and alternatives. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 40, n. 2, p. 203-216, 2019.

BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A. et al. (Ed.). .The european higher education area: between critical reflections and future policies. Cham, p.59-72, Springer, 2015.

BERRY, C.; TAYLOR, J. Internationalisation in higher education in Latin America: Policies and practice in Colombia and Mexico. Higher Education, v. 67, n. 5, p. 585-601, 2014.

BHAMBRA, G.; GEBRIAL, D.; NIŞANCIOĞLU, K. Decolonising the university. London: Pluto, 2018.

BIZON, A. C. C.; DANGIÓ, G. V. Vozes do programa emergencial Pró-Haiti: narrativas de racialização do “ser haitiano”. Revista X, v. 1, n. 1, p. 168-191, 2018.

BRANDENBURG, U. et al. Internationalisation in Higher Education for Society (IHES). Disponível em: https://www.researchgate.net/project/Internationalisation-in-Higher-Education-for-Society-IHES . Acesso em: 3 Ago. 2019.

BUCKNER, E.; STEIN, S. What counts as internationalization? Deconstructing the internationalization imperative. Journal of Studies in International Education, p. 1-16, Feb. 2019.

CONARE. Sistema de refúgio brasileiro: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Justiça, [20-?]. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/Estatisticas/Sistema_de_Refugio_brasileiro_-_Refugio_em_numeros_-_05_05_2016.pdf?view=1

DE WIT, H. Inclusive and innovative internationalization: 25 years of evolution of a concept. WES-CIHE Summer Institute 2019. Anais...Newton, MA: Center for International Higher Education, 2019.

DE WIT, H. et al. Introduction - Refugees and higher education: trans-national perspectives on access, equity, and internationalization. p.3-7. Disponível em: https://brill.com/view/book/edcoll/9789004435841/BP000010.xml. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004435841_001

DE WIT, H.; GACEL-ÁVILA, J.; JONES, E. Voices and perspectives on internationalization from the emerging and developing world. In: DE WIT, H. et al. (Ed.). The globalization of internationalization: emerging voices and perspectives. Oxon: Routledge, 2017.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introdução: disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Ed.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EIRENÈ/UFSC. Extensão - Cátedra Sérgio Vieira de Mello de Apoio aos Imigrantes e Refugiados ACNUR ONU. Disponível em: https://irene.ufsc.br/nucleo-de-apoio-aos-imigrantes-e-refugiados/ . Acesso em: 28 abr. 2020.

ERGIN, H.; DE WIT, H.; LEASK, B. Forced internationalization of higher education: an emerging phenomenon. International Higher Education, n. 97, p. 9-10, 2019.

FRIEDRICH, T. et al. Política migratória e universidade brasileira: a experiência do atendimento a haitianos e outros migrantes na UFPR. Peripllos GT Clacso - Migración Sur-Sur, v. 1, n. 1, p. 73-91, 2017.

GÓMEZ, M. V. Ações da universidade brasileira para abrir a educação a pessoas em situação de refúgio. Cadernos CERU, v. 30, n. 1, p. 96-134, 2019.

HARVEY, A.; MALLMAN, M. Beyond cultural capital: understanding the strengths of new migrants within higher education. Policy Futures in Education, v.17, n.5, 657-673, 2019. https://doi.org/10.1177/1478210318822180

HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: from concept to action. Washington, DC: NAFSA, 2011.

HUNTER, F.; DE WIT, H.; HOWARD, L. Key trends in internationalisation of higher education: are we heading in the right direction? In: STIASNY, M.; GORE, T. (Ed.). Going global: identifying trends and drivers of international education. London: Emerald Group, 2016.

HUNTER, F.; SPARNON, N. Warp and weft. Weaving internationalization into institutional life. In: PROCTOR, D.; RUMBLEY, L. E. (Ed.). The future agenda for internationalization in higher education: next generation perspectives into research, policy, and practice. New York and London: Routledge, 2018. p. 155-167.

KEHM, B. M.; TEICHLER, U. Research on internationalisation in higher education. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3/4, p. 260-273, 2007.

KNIGHT, J. Concepts, rationales, and interpretive frameworks in the internationalization of higher education. In: DEARDORFF, D. K. et al. (Ed.). The SAGE handbook of international higher education. London: SAGE, 2012.

KNIGHT, J. Is internationalisation of higher education having an identity crisis? In: MALDONADO-MALDONADO, A.; BASSETT, R. M. (Ed.).The forefront of international higher education: a festschrift in honor of Philip G. Altbach. The Netherlands: Springer Science & Business Media, 2014. p. 75-87.

KNIGHT, J.; DE WIT, H. Strategies for internationalization of higher education: historical and conceptual perspectives. In: Strategies for internationalization of higher education: a comparative study of Australia, Canada, Europe and the United States of America. European A ed. Amsterdam, The Netherlands: [s.n.]. p. 5-33.

KNIGHT, J.; DE WIT, H. Internationalization of higher education: where have we come from and where are we going? In: PROCTOR, D.; RUMBLEY, L. (Ed.). The future agenda for internationalization in higher education: next generation perspectives into research, policy, and practice. New York and London: Routledge, 2018.

KNOBEL, M.; LEAL, F. Higher education and science in Brazil: a walk toward the cliff? International Higher Education, v. 2, n. 99, p. 2-4, 2019.

LEAL, F. The new routes for internationalization of higher education in Brazil. In: GODWIN, K.; DE WIT, H. (Ed.). Intelligent internationalization: the shape of things to come. Leiden; Boston: Brill Sense, 2019.

LEAL, F. Bases epistemológicas dos discursos dominantes de “internacionalização da educação superior” no Brasil. 351f., 2020. Tese (doutorado em administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.

LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B. One hundred years of the Córdoba Movement: genealogy for a latin american perspective of internationalization of higher education. Faubai 2018 Conference - Internationalization and research: challenges and strategies. Anais...Rio de Janeiro: Faubai, 2018

LEÃO, A. V.; DEMANT, P. R. Mobilização política e integração de migrantes no Brasil: os casos Zulmira Cardoso e Brayan Capcha. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 3, n. 91, p. 1-20, 2016.

LEASK, B. “Beside Me Is an Empty Chair”: the student experience of internationalisation. In: JONES, E. (Ed.). Internationalisation and the student voice: higher education perspectives. New York: Taylor & Francis, 2010. p. 3-17.

LEASK, B. A conceptual framework for internationalisation of the curriculum. In: Internationalizing the Curriculum. p. 26-40. Available : https://www.cetl.hku.hk/cop-itl/resource-library/briefings/a-conceptual-framework-for-internationalisation-of-the-curriculum/

LIMA, M. C.; CONTEL, F. B. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.

MARTIN, S. B. et al. ‘Participatory action research and co-researching as a tool for situating youth knowledge at the centre of research’. London Review of Education, v. 17, n. 3, p. 297–313, 2019.

MATURANA-SENDOYA, I. Internationalization and multiculturalism: natural and unaware partners. Chestnut Hill: Lynch School of Education and Human Development, 2018.

MOON, R. J. ’Internationalisation without cultural diversity? Higher education in Korea. Comparative Education, v. 52, n. 1, p. 91-108, 2016.

MORLEY, L. et al. Internationalisation and migrant academics: the hidden narratives of mobility. Higher Education, p. 1-18, 2018.

MWANGI, C. Partner positioning: examining international higher education partnerships through a mutuality lens. Review of Higher Education, v. 41, n. 1, p. 33-60, 2017.

MWANGI, C. et al. Criticality in international higher education research: a critical discourse analysis of higher education journals. Higher Education, p. 1-17, 2018.

OLIVEIRA, A. T. R. DE. Nova lei brasileira de migração: avanços, desafios e meaças. R. Bras. Est. Pop., v. 34, n. 1, p. 171-179, 2017.

OLIVEIRA, G.; KENTOR, C. Latin Americans in the United States: Considerations on immigrant and refugee access to higher education. In: UNANGST, L. et al. (Ed.).Refugees and higher education: transnational perspectives on access, equity and internationalization. Leiden; Boston: Brill Sense, [s.d.].

OLSON, C. L.; EVANS, R.; SHOENBERG, R. F. At home in the world: bridging the gap between internationalization and multicultural education. Washington, DC: American Council on Education, 2007.

OREGIONI, M. S. La internacionalización de las universidades latinoamericanas como objeto de estudio. In: ARAYA, J. M. J.; OREGIONI, M. S. (Ed.). Internacionalización de la universidad en el marco de la integración regional. Buenos Aires: Riesal, 2015.

PHAN, T. A. When One Door Closes, Another Opens: community colleges as gateways to higher education for refugee students. Community College Journal of Research and Practice, v. 42, n. 7/8, p. 564-568, 2018.

PPGD/UFPR. Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR: quem somos. Disponível em: http://www.ppgd.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2018/05/QUEM-SOMOS.pdf . Acesso em: 29 abr. 2020.

PROLO, I. et al. Internacionalização das universidades brasileiras: contribuições do Programa Ciência sem Fronteiras. Administração e Pesquisa (RAEP), v. 20, n. 2, p. 1-27, 2019.

PROLO, I. Pertinência do projeto universitário latino-americano para a internacionalização da educação superior: um estudo sobre a UNILA. Tese (doutorado em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo, 2019.

RAMOS, A. G. A modernização em nova perspectiva: em busca do modelo da possibilidade. Revista de Administração Pública, v. 2, n. Clássicos da Revista de Administração Pública, p. 7-42, 1967.

REIS, R. R. A política do Brasil para as migrações internacionais. Contexto Internacional, v. 33, n. 1, p. 47-69, 2011.

REISBERG, L. The Growing Complexities of International Collaboration. Disponível em: https://www.insidehighered.com/blogs/world-view/growing-complexities-international-collaboration. Acesso em: 20 set. 2019.

RUANO, B.; LOPES, S. Programa Reingresso da Universidade Federal do Paraná: avaliação em contexto de migração e refúgio. Em aberto, v. 32, n. 104, p. 99-101, 2019.

RUBIÃO, A. História da universidade: genealogia para um “modelo participativo”. Coimbra, Portugal: Centro de Estudos Sociais; Universidade de Coimbra, 2013.

SILVA, K. D. S.; ROCHA, C. N. M. C. DA; D’AVILA, L. Invisibilizados na Ilha do Desterro: os novos fluxos de imigrantes e refugiados em Florianópolis. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 15, n. 1, p. 33488, 2020.

SINTER/UFSC. Plano Institucional de Internacionalização. Florianópolis: [s.n.].

SOUSA SANTOS, B. DE. The university at a crossroads. In: GROSFOGUEL, R.; HERNÁNDEZ, R.; VELÁSQUEZ, E. R. (Ed.). Decolonizing the westernized university: interventions in philosophy of education from within and without. Lanham ; Boulder ; New York ; London: Lexington Books, 2016.

SOUSA SANTOS, B. DE. The end of the cognitive empire: the coming age of epistemologies of the South. Durham: Duke Univ., 2018.

STEIN, S. Internationalization for an uncertain future: tensions, paradoxes, and possibilities. The Review of Higher Education, v. 41, n. 1, p. 3-32, 2017.

STEIN, S.; ANDREOTTI, V. DE O. Decolonization and higher education. In: Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Singapore: Springer Science+Business Media, 2016.

STREITWIESER, B. et al. Access for refugees into higher education : a review of interventions in North America and Europe. Journal of Studies in International Education, v. 23, n. 4, p. 473-496, 2019.

STREITWIESER, B.; MILLER-IDRISS, C.; DE WIT, H. Higher Education’s Responseto the European Refugee Crisis: challenges, strategies and opportunities. In: DE WIT, H. et al. (Ed.). The globalization of internationalization: emerging voices and perspectives. London: Routledge, 2017.

THIENGO, L. C. Universidades de classe mundial e o consenso pela excelência: tendências globais e locais. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.

TOZINI, K. Going above and beyond access to higher education: the brazilian case. In: UNANGST, Lisa et al. Refugees and Higher Education: trans-national perspectives on access, equity, and internationalization. p.66-75. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004435841_006

UNANGST, L.; CREA, T. Higher education for refugees: a need for intersectional research. Comparative Education Review, v.64, n.2, May 2020.

UNANGST, L.; DE WIT, H. Non-profit organizations, collaborations, and displaced student support in Canada and the USA: a comparative case study. Higher Education Policy, v.33, p.223-242, 2020.

UNANGST, L.; STREITWIESER, B. Inclusive practices in response to the German refugee influx: support structures and rationales described by university administrators. In: CURAJ, A.; DECA, L.; PRICOPIE, R. (Ed.). European higher education area: the impact of past and future policies. Hamburg: Springer, 2018. p. 277-292.

UNHCR. Refúgio em números. Brasília, DF: Ministério da Justiça, [20-?. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/01/refugio-em-numeros-2010-2016.pdf

UNHCR. Relatório anual da Cátedra Sérgio Vieira de Mello: 2019. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/09/Relatorio-Anual-CSVM_Digital.pdf

UNHCR. Stepping up: refugee education in crisis. Geneva: [s.n.]. Disponível em: https://www.unhcr.org/steppingup/

UNHCR. Perfil socioeconômico dos refugiados no brasil: subsídios para elaboração de políticas.Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2019/05/Resumo-Executivo-Versa%CC%83o-Online.pdf

YEMINI, M.; SAGIE, N. Research on internationalisation in higher education - exploratory analysis. Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, v. 20, n. 2/3, p. 90-98, 2015.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

De Wit, H., Leal, F. ., & Unangst, L. (2020). Internacionalização voltada à justiça social global: iniciativas de universidades brasileiras para integrar refugiados e populações deslocadas. ETD - Educação Temática Digital, 22(3), 567–590. https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659331