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A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024
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Palavras-chave

Internacionalização da educação superior
Plano nacional de educação
Modelos de universidade

Como Citar

PEREIRA, Pablo; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 : diretrizes, metas e estratégias. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 186–202, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7736. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650582. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A globalização suscitou, no século XXI, uma crise pluridimensional, a qual afeta as políticas públicas educacionais, as funções da universidade, enquanto centro produtor do conhecimento, e, por conseguinte, a comunidade acadêmica. Com base nesse contexto, pretendeu-se neste artigo identificar os conceitos de internacionalização da Educação Superior no Plano Nacional de Educação 2014-2024, à luz da concepção de universidade historicamente implantada no Brasil, assim como a criação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana. Para isso, a pesquisa se deu pelo teor documental e também pela revisão de literatura produzida neste século. Constatou-se, por meio deste estudo, que o conceito da integração internacional e a mobilidade acadêmica são a principal perspectiva de internacionalização. Dessa forma, a sobrevivência das universidades, em meio à crise global, depende da promoção de um trabalho docente cosmopolita e de um novo modelo de universidade, pautado na interculturalidade e na integração internacional. 

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7736
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