A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024: diretrizes, metas e estratégias

Palavras-chave: Internacionalização da educação superior. Plano Nacional de Educação. Modelos de universidade.

Resumo

A globalização suscitou, no século XXI, uma crise pluridimensional, a qual afeta as políticas públicas educacionais, as funções da universidade, enquanto centro produtor do conhecimento, e, por conseguinte, a comunidade acadêmica. Com base nesse contexto, pretendeu-se neste artigo identificar os conceitos de internacionalização da Educação Superior no Plano Nacional de Educação 2014-2024, à luz da concepção de universidade historicamente implantada no Brasil, assim como a criação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana. Para isso, a pesquisa se deu pelo teor documental e também pela revisão de literatura produzida neste século. Constatou-se, por meio deste estudo, que o conceito da integração internacional e a mobilidade acadêmica são a principal perspectiva de internacionalização. Dessa forma, a sobrevivência das universidades, em meio à crise global, depende da promoção de um trabalho docente cosmopolita e de um novo modelo de universidade, pautado na interculturalidade e na integração internacional. 

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Biografia do Autor

Pablo Pereira, Universidade Regional de Blumenau
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.
Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado
2017-04-26
Como Citar
Pereira, P., & Heinzle, M. R. S. (2017). A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024: diretrizes, metas e estratégias. Revista Internacional De Educação Superior, 3(1), 186-202. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7736