Sobre a especificidade do objeto da história da educação

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Objeto da história da educação.

Resumo

A História da Educação tem sido um campo cultivado predominantemente por investigadores oriundos da área da educação, formados nos cursos de Pedagogia. Assim, os historiadores, de modo geral, acabam por não incluir a educação entre os domínios da investigação histórica Com efeito, os Departamentos ou Institutos de História das Universidades contemplam especialidades como história política, história social, história econômica, história das idéias, história agrária, história urbana, história da vida privada, história das religiões, etc. ficando de fora, via de regra, o campo específico da história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Obteve o título de livre-docente; foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da UNICAMP; e foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. 
Publicado
2009-01-08
Como Citar
Saviani, D. (2009). Sobre a especificidade do objeto da história da educação. ETD - Educação Temática Digital, 1(3), 90-91. https://doi.org/10.20396/etd.v1i3.550