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Incidências decoloniais na formação de professoras(es)
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Currículo
Decolonialidade
Pedagogia universitária

Como Citar

SILVA, Ishangly Juana da; CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Incidências decoloniais na formação de professoras(es): perspectivas sobre o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e suas tessituras epistêmicas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024022, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8671453. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671453. Acesso em: 2 nov. 2024.

Resumo

O presente texto apresenta as reflexões oriundas da pesquisa de mestrado acadêmico em educação realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). O estudo teve como objetivo problematizar o currículo da educação superior, em específico da formação de professoras(es), a partir dos pressupostos elucidados pela decolonialidade. Estabelecemos interlocuções com a Pedagogia Universitária e buscamos compreender como a discussão étnico-racial se coloca no contexto curricular da graduação em Pedagogia da referida instituição. Nesse ínterim, a opção metodológica adotada nesta pesquisa se baseou na revisão bibliográfica, com a análise dos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) e das fichas das disciplinas de dois cursos de graduação em Pedagogia da UFU nos Campi Pontal, em Ituiutaba/MG, e Santa Mônica, em Uberlândia/MG. Consideramos que as problematizações a respeito da descolonização do currículo da formação docente, sob a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais se fazem necessárias enquanto tensionamentos ao modelo hegemônico de produção do conhecimento. Destarte, salientamos que o processo de formação de professoras(es) deve estar envolto às discussões concernentes às pautas decoloniais, o que proporciona, junto às(aos) estudantes, vivências curriculares que expressam suas identidades individuais e coletivas.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671453
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