Resumo
Este texto trata do conceito de Círculo de Cultura, trazido por Freire, como espaço crítico, criativo à uma educação libertadora e protagonista da relação entre a decolonialidade. Realizou-se uma pesquisa teórica para conhecer parte do pensamento freiriano e alguns elementos da decolonialidade. Freire (2000a, 2000b, 1999, 1996a, 1996b, 1985a, 1985b, 1970), Dussel (1993), Mignolo (2017), Quijano (2000) e Walsh (2012, 2005) permitem uma proximidade maior com a temática proposta. O objetivo do estudo é compreender as possíveis relações entre o pensamento de Freire e a decolonialidade na formação crítica, criativa e libertadora de educandas e educandos por meio do Círculo de Cultura. O estudo aponta para o protagonismo do Círculo de Cultura na relação entre a decolonialidade e o pensamento de Freire pautado na pedagogia dialógica, na prática reflexiva e de libertação. Por eles é possível mobilizar um processo insurgente para uma educação outra pautada na promoção da criticidade, criatividade e liberdade.
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