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Autonomia de estudantes universitários antes e durante o ensino remoto
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Hábitos estudantis

Como Citar

SOUZA, Rita de Cássia de; DOMINGUES, Sérgio; MELO, Carolina Silva Bandeira de; EUCLIDES, Maria Simone; CRUZ, Beatriz Monteiro da; CUNHA, Denis Antônio da. Autonomia de estudantes universitários antes e durante o ensino remoto. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024018, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670720. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com 394 universitários de 19 instituições de ensino superior, 17 do Estado de Minas Gerais e 2 de São Paulo, sendo 9 privadas e 10 públicas, a partir de um formulário com 52 questões objetivas e 6 questões discursivas. Considerando que a autonomia dos estudantes é um fator importante para o aprendizado, especialmente no contexto do ensino remoto, realizou-se uma discussão sobre a autonomia de um ponto de vista relacional e foi apresentado, a partir de algumas questões selecionadas para esta análise, como os participantes estudavam antes do período remoto, se algo havia mudado durante este período e por quê.  Os resultados mostram que os estudantes universitários tiveram muitas dificuldades com os estudos durante a pandemia, especialmente pelas distrações presentes ao estudar no contexto familiar, com acesso a vários outros estímulos que competiam por sua atenção, destacando ainda a falta que sentiam do contato interpessoal com professores e colegas. As estratégias de aprendizagem que utilizavam, em sua maioria, foram aprendidas por conta própria e, para eles, o ensino remoto poderia trazer prejuízo em sua formação frente o que tentavam evitar perdas maiores. Por outro lado, também entendiam que esta situação afetava todos os outros universitários, o que os deixava mais confortáveis, além de considerarem que era melhor ter ensino remoto que nenhum ensino, considerando a situação atípica provocada pela pandemia.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670720
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