Resumo
A crescente demanda por ensino digital impulsiona a necessidade de desenvolver ferramentas eficazes e envolventes para estudantes e educadores, notadamente em disciplinas técnicas. O presente estudo buscou validar a aplicabilidade e usabilidade da solução Laboratório Remoto de Microcontroladores (LRM) como uma ferramenta de ensino prático na área da educação em Engenharia e Mecatrônica. Para tanto foi realizada pesquisa aplicada experimental com a aplicação de três técnicas de análise: questionário System Usability Scale (SUS), User Experience Questionnaire (UMUX) e análise qualitativa das respostas, buscando-se assim obter uma visão abrangente das características e dificuldades associadas à utilização do LRM. Os resultados obtidos mostraram uma pontuação média de usabilidade elevada, com 84,81 no SUS e 85,90 no UMUX, indicando que a ampla maioria dos alunos participantes teve facilidade ao utilizar o LRM como ferramenta de estudo. Em complemento, as respostas qualitativas demonstraram a satisfação dos alunos e a viabilidade do LRM em um ambiente real de ensino. Em conclusão, o estudo ressalta a importância e relevância de laboratórios remotos no contexto educacional atual, mostrando a viabilidade e o potencial como ferramenta de ensino. A solução ora validada, bem como a metodologia desenvolvida neste estudo contribuem para o avanço do conhecimento na área e abrem caminho para futuras pesquisas e aprimoramentos no campo dos laboratórios remotos e das tecnologias educacionais em geral.
Referências
ABRAN, A.; KHELIFI, A.; SURYN, W.; SEFFAH, A. Usability meanings and interpretations in ISO standards. Software quality journal, v. 11, n. 4, p. 325-338, 2003.
ADJIH, C.; BACCELLI, E.; FLEURY, E.; HARTER, G.; MITTON, N.; NOEL, T. FIT IoT-LAB: a large scale open experimental IoT testbed. Em: 2015 IEEE 2nd WORLD FORUM ON INTERNET OF THINGS (WF-IoT), 2015, [...]. 2015. p. 459-464.
BANGOR, A.; KORTUM, P. T.; MILLER, J. T. An empirical evaluation of the system usability scale. Intl. Journal of Human--Computer Interaction, v. 24, n. 6, p. 574-594, 2008.
BHUTE, V. J.; INGUVA, P.; SHAH, U.; BRECHTELSBAUER, C. Transforming traditional teaching laboratories for effective remote delivery-A review. Education for Chemical Engineers, v. 35, p. 96-104, 1 abr. 2021. . Acesso em: 17 abr. 2023. doi: 10.1016/J.ECE.2021.01.008
BORSCI, S.; FEDERICI, S.; BACCI, S.; GNALDI, M.; BARTOLUCCI, F. Assessing user satisfaction in the era of user experience: comparison of the SUS, UMUX, and UMUX-LITE as a function of product experience. International journal of human-computer interaction, v. 31, n. 8, p. 484-495, 2015.
BOUCINHA, R. M.; TAROUCO, L. M. R. Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem com o uso do sus-system usability scale. RENOTE, v. 11, n. 3, 2013.
BUNSE, C.; KENNES, L.; KUHR, J. C. On using distance labs for engineering education. INTERNATIONAL WORKSHOP ON SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION FOR THE NEXT GENERATION, SEENG, 4th., 2022. Proceedings. p. 5-11, 2022. . Acesso em: 17 abr. 2023. doi: 10.1145/3528231.3528355
CAROLINA, A.; PEREIRA, R. Os desafios do uso da tecnologia digital na educação em tempos de pandemia. ETD - Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 187-205, 16 fev. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665777 . Acesso em: 15 maio. 2023. doi: 10.20396/ETD.V24I1.8665777
FAN, Y.; EVANGELISTA, A.; INDUMATHI, V. Evaluation of remote or virtual laboratories in E-learning engineering courses. IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON, v. 2021-April, p. 136-143, 21 abr. 2021. . Acesso em: 17 abr. 2023. doi: 10.1109/EDUCON46332.2021.9454067
FERNÁNDEZ-PACHECO, A.; MARTIN, S.; CASTRO, M. Implementation of an Arduino remote laboratory with raspberry Pi. Em: 2019 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2019, [...]. 2019. p. 1415-1418.
FINSTAD, K. The usability metric for user experience. Interacting with Computers, v. 22, n. 5, p. 323-327, 2010.
HAYASHI, V.; DUTRA, J.; ALMEIDA, F.; ARAKAKI, R.; MIDORIKAWA, E.; CANOVAS, S.; CUGNASCA, P.; RUGGIERO, W. Implementation of PjBL With Remote Lab Enhances the Professional Skills of Engineering Students. IEEE Transactions on Education, 2023.
INONAN, M.; HUSSEIN, R. MELODY: A Platform-Agnostic Model for Building and Evaluating Remote Labs of Software-Defined Radio Technology. IEEE Access, v. 11, p. 127550-127566, 2023.
LEISENBERG, M.; STEPPONAT, M. Internet of things remote labs: experiences with data analysis experiments for students education. Em: 2019 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2019, [...]. 2019. p. 22-27.
NIELSEN, J. Iterative user-interface design. Computer, v. 26, n. 11, p. 32-41, 1993.
NIELSEN, J. Usability 101: Introduction to Usability. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/ . Acesso em: 30 out. 2022.
PAVANI, A. M. B.; VIEGAS, C.; LIMA, N.; ALVES, G. R.; MARQUES, A.; FIDALGO, A.; JACOB, F.; SILVA, J. B.; MARCHISIO, S.; SCHLICHTING, L.; OTHERS. VISIR+ Project Follow-up after four years: Educational and research impact. Em: 2023 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2023, [...]. 2023. p. 1-8.
POLIAKOV, M.; RIDA, I. Remote laboratories for engineering education: Status and prospects. 2020 Advances in Science and Engineering Technology International Conferences, ASET 2020, 1 fev. 2020. Acesso em: 17 abr. 2023. doi: 10.1109/ASET48392.2020.9118221
RIEGLER, A.; HOLZMANN, C. Measuring visual user interface complexity of mobile applications with metrics. Interacting with Computers, v. 30, n. 3, p. 207-223, 2018.
SAURO, J. Measuring usability with the System Usability Scale (SUS). Disponível em: https://measuringu.com/sus/ . Acesso em: 19 set. 2021.
SCHWANDT, A.; WINZKER, M. Make it open-Improving usability and availability of an FPGA remote lab. Em: 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2019, [...]. 2019. p. 232-236.
TENÓRIO, J. M.; COHRS, F. M.; SDEPANIAN, V. L.; PISA, I. T.; DE FÁTIMA MARIN, H. Desenvolvimento e avaliação de um protocolo eletrônico para atendimento e monitoramento do paciente com doença celíaca. Revista de Informática teórica e aplicada, v. 17, n. 2, p. 210-220, 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital