Banner Portal
Modelos pedagógicos em educação a distância
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Tecnologias digitais
Formação de professores
Ensino a distância
Método de ensino

Como Citar

GARBIN, Mônica Cristina; OLIVEIRA, Edison Trombeta de. Modelos pedagógicos em educação a distância: pedagogia, conteúdos e tecnologias. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023023, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8671455. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671455. Acesso em: 14 nov. 2024.

Resumo

A pesquisa que culminou neste artigo tem como objetivo principal discutir e construir modelos de disciplinas para oferta em Educação a Distância (EaD) baseados nas áreas do conhecimento. O referencial teórico base para tal foi o framework TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), que considera que, para a aplicação de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias, deve haver a sua interação com os conteúdos a serem trabalhados, com os conhecimentos socio-educacionais (a pedagogia) e o ambiente em que a prática se desenvolve. Metodologicamente, caracteriza-se esta pesquisa como qualiquantitativa, de abordagem centrada no ser humano e com os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental, questionários e grupos focais. A discussão levantada por esta pesquisa passa por esses temas, destacando a importância de pensar no uso de tecnologias aliados às metodologias educacionais e considerando o contexto vivenciado, em que se inclui a modalidade de oferta de um determinado curso. Como resultados foram criados três modelos para ofertas de disciplinas em EaD, considerando as áreas de conhecimentos ofertadas na instituição, de modo a contribuir para uma discussão sobre o uso de tecnologias aliadas às metodologias de ensino e de aprendizagem. Com a divulgação dos resultados obtidos nesta pesquisa, espera-se também fortalecer as possibilidades de oferta de educação de qualidade na referida modalidade.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671455
PDF

Referências

ALVES, Wanderson Ferreira. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 263-280, 2007.

ASTUDILLO, Mario, LEGUIZAMO-LEÓN, Ana Vanessa e CALLEJA, Eloy García. Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, p. 1-22, 2021.

CAMARGO, Fausto e DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

ESPINOSA, Maria da Paz Prendes; PORLÁN, Isabel Gutiérrez e SÁNCHEZ, Francisco Martínez. Competencia digital: una necesidad del profesorado universitario en el siglo XXI. RED. Revista de Educación a Distancia, v. 56, n. 7, 2018.

FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GARBIN, Mônica Cristina e FAVARO, Roberta Flaborea. O ensino superior a distância: o projeto integrador em momento de ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 20, n. 1, p. 1-29, 2021.

GARBIN, Mônica Cristina e OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância. ETD - Educação Temática Digital, v. 23. n. 1, p. 44-63, 2021a.

GARBIN, Mônica Cristina e OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Por uma Nova Formação Docente: Por Que É Importante Aprender a Usar Tecnologias no Processo Formativo? EaD Em Foco, v. 11, n, 2, 2021b.

GARBIN, Mônica Cristina e OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Práticas docentes na educação a distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 36-55, 2019.

GARCÍA ARETIO, Lorenzo. Los saberes y competencias docentes en educación a distancia y digital: Una reflexión para la formación. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, vol. 23, n. 2, pp. 9-30, 2020.

HERRING, Marry, KOEHLER, Matthew J. e MISHRA, Punya. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for educators. New York: Routledge, 2016.

HODGES, Charles, MOORE, Stephanie, LOCKEE, Barb, TRUST, Torrey, e BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020.

KOEHLER, Matthew J. e MISHRA, Punya. What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, v. 32, n. 2, p. 131-152, 2005.

KOEHLER, Matthew J. e MISHRA, Punya. The Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008.

MAPHALALA, Mncedisi Christia e ADIGUN, Olufemi Timothy. Academics’ Experience of Implementing E-Learning in a South African Higher Education Institution. International Journal of Higher Education, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2021.

MEINEL, Christoph e LEIFER, Larry. Design Thinking Research: Translation, Prototyping, and Measurement. Switzerland: Springer Nature, 2021.

MILL, Daniel e DA SILVA, Claeton Pedro Ribeiro. Aprendizagem da docência para educação a distância: Uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, p. 544-559.

MISHRA, Punya. Considering contextual knowledge: The TPACK diagram gets an upgrade. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v.35, n. 2, p. 76-78, 2019.

NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.

OLIVEIRA, Édison Trombeta de; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância: análises com base no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, 2017.

SAILER, Michael, SCHULTZ-PERNICE, Florian e FISCHER, Frank. Contextual facilitators for learning activities involving technology in higher education: The C♭-model. Computers in Human Behavior, v. 121., 2021.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.