Resumo
A pesquisa que culminou neste artigo tem como objetivo principal discutir e construir modelos de disciplinas para oferta em Educação a Distância (EaD) baseados nas áreas do conhecimento. O referencial teórico base para tal foi o framework TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), que considera que, para a aplicação de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias, deve haver a sua interação com os conteúdos a serem trabalhados, com os conhecimentos socio-educacionais (a pedagogia) e o ambiente em que a prática se desenvolve. Metodologicamente, caracteriza-se esta pesquisa como qualiquantitativa, de abordagem centrada no ser humano e com os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental, questionários e grupos focais. A discussão levantada por esta pesquisa passa por esses temas, destacando a importância de pensar no uso de tecnologias aliados às metodologias educacionais e considerando o contexto vivenciado, em que se inclui a modalidade de oferta de um determinado curso. Como resultados foram criados três modelos para ofertas de disciplinas em EaD, considerando as áreas de conhecimentos ofertadas na instituição, de modo a contribuir para uma discussão sobre o uso de tecnologias aliadas às metodologias de ensino e de aprendizagem. Com a divulgação dos resultados obtidos nesta pesquisa, espera-se também fortalecer as possibilidades de oferta de educação de qualidade na referida modalidade.
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