Banner Portal
Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Educação
Inteligência artificial
Sociedade do conhecimento

Como Citar

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai; VASCONCELOS, Paula Vilela Miekusz de. Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024024, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8671477. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671477. Acesso em: 14 nov. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da produção acadêmico-científica sobre a Inteligência Artificial (IA) no campo da educação. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, e realizada por meio de uma revisão bibliográfica através do banco de dados de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orienta-se por meio da interrogação acerca das possibilidades da utilização da IA como artifício sociocultural de formação e emancipação humana, além de investigar as contribuições teóricas-metodológicas que tais produções aportam ao campo educacional. Com base em referencial teórico crítico, buscou-se inventariar os estudos e compreender como se configura esse campo de conhecimento e a relação com a educação na sociedade global.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671477
PDF

Referências

BARBOSA, Wilmar do Valle. Tempos pós-modernos. In: LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6HmDSHGqC5VC3RSNtYWZmWS/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 jun. 2020.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n 89, p. 1105-1126, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a02.pdf Acesso em: 7 jun. 2020.

BERNHEIM, Carlos Tünnerman; CHAUÍ, Marilena Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília, DF: Unesco, 2008.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Gabinete do Ministro. Portaria GM nº 4.617, de 6 de abril de 2021. Institui a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e seus eixos temáticos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 abr. 2021.

CAMPOS, Luis Fernando Altenfelder de Arruda; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, Campinas, v. 31, e20180105, 2020. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072020000100500&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 7 jul. 2020.

CARDIN, Valéria; WOLOWSKI, Matheus Ribeiro Oliveira. Implicações jurídicas do uso da inteligência artificial no processo educacional: pode a máquina substituir um professor humano. Revista Jurídica, Curitiba, v. 1, n. 63, p. 198-220, 2021.

DOMENICI, Thiago. Faculdades da Laureate substituem professores por robôs sem que alunos saibam. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 maio 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/faculdades-da-laureate-substituem-professores-por-robo-sem-que-alunos-saibam.shtml . Acesso em: 2 mar. 2022.

DOMINGOS, Pedro. O algoritmo mestre: como a busca pelo algoritmo de machine learning definitivo recriará nosso mundo. São Paulo: Novatec, 2017.

FAPESP. Publicações científicas sobre inteligência artificial. Revista FAPESP, São Paulo. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/publicacoes-cientificas-sobre-inteligencia-artificial1/ Acesso em: 20 abr. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O ataque à educação pública e à democracia pelas contrarreformas e o fundamentalismo aula magna proferida no curso de Pedagogia - Niterói, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, em agosto de 2019. RevistAleph, Niterói, n. 33, p. 13-32, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/40172/23142 . Acesso em: 20 abr. 2021.

HARVEY, David. The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Cambridge, MA: Blackwell, 1992.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

PACHECO, José Augusto; SOUSA, Joana; MAIA, Ila Beatriz. Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 528-575, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26460 . Acesso em: 18 jan. 2021.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Psicanálise e educação: o discurso capitalista no campo educacional. ETD [online], v.15, n.3, p.407-424. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1676-25922013000300002&script=sci_abstract . Acesso em: 11 mai. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.