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Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação
Inteligência artificial
Sociedade do conhecimento

Como Citar

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai; VASCONCELOS, Paula Vilela Miekusz de. Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024024, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8671477. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671477. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da produção acadêmico-científica sobre a Inteligência Artificial (IA) no campo da educação. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, e realizada por meio de uma revisão bibliográfica através do banco de dados de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orienta-se por meio da interrogação acerca das possibilidades da utilização da IA como artifício sociocultural de formação e emancipação humana, além de investigar as contribuições teóricas-metodológicas que tais produções aportam ao campo educacional. Com base em referencial teórico crítico, buscou-se inventariar os estudos e compreender como se configura esse campo de conhecimento e a relação com a educação na sociedade global.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671477
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