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Tecnologias digitais na educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Informática na educação
Governamentalidade algorítmica
Base Nacional Comum Curricular

Como Citar

LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini. Tecnologias digitais na educação : comunicar, acessar e disseminar informações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8669376. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669376. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

A partir do entendimento de que, na atualidade, disseminação das tecnologias digitais na educação carece de discussões que ultrapassem a defesa do uso dos artefatos tecnológicos como ferramentas de aprendizagem, este artigo tem como objetivo problematizar os atravessamentos que a governamentalidade algorítmica produz na relação entre tecnologias digitais na educação. Ao tomar como ponto de partida a quinta competência defendida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a problematização, pautada em autores pós-estruturalistas, aponta a necessidade de entendimento das implicações da modelagem algorítmica para uma educação formativa, mais voltada para as relações humanas. Comunicar, acessar e disseminar informações de forma responsável, refletida e crítica requer que a propagação das tecnologias digitais na educação seja inscrita em um debate mais afinado com questões sociológicas, filosóficas e até mesmo políticas

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669376
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