Banner Portal
Gamificação em engenharia de software
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Engenharia de software
Estudo terciário
Ensino-aprendizagem
Gamificação

Como Citar

FREIRE, Eduardo Francisco da Silva; SANTOS, Rodrigo Pereira dos; SILVA, Simone Vasconcelos. Gamificação em engenharia de software: Evidências do processo de ensino-aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023003, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8669241. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669241. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O uso da gamificação como método de ensino tem sido cada vez mais experimentado em cursos de Engenharia de Software. Alguns estudos realizados pela comunidade de pesquisadores buscam compreender a gamificação e seus elementos no contexto de Engenharia de Software de maneira geral. No entanto, uma questão importante é analisar a gamificação como ferramenta pedagógica capaz de afetar o conhecimento assimilado pelos estudantes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é reportar sobre uma investigação inicial sobre gamificação em Engenharia de Software a fim de identificar preliminarmente evidências de como este método traz benefícios pedagógicos ao processo de ensino-aprendizagem nesta área. Para isso, doze revisões da literatura sobre o tema foram analisadas, estendendo um estudo terciário recente sobre gamificação em Engenharia de Software, a fim de coletar dados para embasar o protocolo de um estudo mais específico no contexto do processo de ensino-aprendizagem em Engenharia de Software. Verificou-se que os estudos experimentais existentes não utilizaram métodos de avaliação da aprendizagem e que existe a necessidade de mapear benefícios pretendidos e como podem ser alcançados efetivamente.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669241
PDF

Referências

ALHAMMADA, Manal; MORENO, Ana. Gamification in software engineering education: a systematic mapping. Journal of Systems and Software, v. 141, p. 131-150. 2018. https://doi.org/10.1016/j.jss.2018.03.065

AZOUZ, Omar; LEFDAOUI, Youssef. Gamification design frameworks: a systematic mapping study. In: PROC. OF THE 6TH INT. CONFERENCE ON MULTIMEDIA COMPUTING AND SYSTEMS (ICMCS). Anais... Rabat, Morocco, 2018. p. 1-9. http://doi.org/10.1109/ICMCS.2018.8525900

BARRETO, Carlos F.; FRANÇA, César. Gamification in Software Engineering: a literature Review. In: PROC. OF THE IEEE/ACM 13TH INT. WORKSHOP ON COOPERATIVE AND HUMAN ASPECTS OF SOFTWARE ENGINEERING. Anais... Madrid, Spain, 2021. p. 105-108. http://doi.org/10.1109/CHASE52884.2021.00020

BRITO, André L. de S. Level Up: uma proposta de processo gamificado para a educação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 135 f. 2017.

CASTRO, Diego; COSTA, Diogo M.; WERNER, Cláudia M. L. Systematic mapping on the use of games for software engineering education. In: PROC. OF THE 23RD IBEROAMERICAN CONF. ON SOFTWARE ENGINEERING (CIbSE). Anais... Curitiba, Brazil, 2020. p. 1-14.

CHAPMAN, Jared R.; RICH, Peter J. Does educational gamification improve students’ motivation? If so, which game elements work best?. Journal of Education for Business, v. 93, n. 7, p. 315-322. 2018. http://doi.org/10.1080/08832323.2018.1490687

CURSINO, Rodrigo; FERREIRA, Daniel; LENCASTE, Maria; FAGUNDES, Roberta; PIMENTEL, João. Gamification in requirements engineering: a systematic review. In: PROC. OF THE 11TH INT. CONFERENCE ON THE QUALITY OF INFORMATION AND COMMUNICATIONS TECHNOLOGY (QUATIC), Coimbra, Portugal, 2018. Anais... 2018, p. 119-125. http://doi.org/10.1109/QUATIC.2018.00025

DETERDING, Sebastian; DIXON, Dan; KHALED, Rilla; NACKE, Lennart. From game design elements to gamefulness: defining “gamification”. In: PROC. OF THE 15TH INTERNATIONAL ACADEMIC MINDTREK CONFERENCE: Envisioning Future Media Environments. Anais... Tampere, Finland, 2011. p. 9-15. https://doi.org/10.1145/2181037.2181040

FILSECKER, Michael; KERRES, Michael. Engagement as a Volitional Construct: a framework for evidence-based research on educational games. Simulation and Gaming Journal, v. 45, p. 450-470. 2014. http://doi.org/10.1177/1046878114553569

FURTADO, Lennon, S.; SOUZA, Rafael F.; LIMA, João L. dos R.; OLIVEIRA, Sandro, R. B. Teaching method for software measurement process based on gamification or serious games: a systematic review of the literature. International Journal of Computer Games Technology, v. 2021, p. 1-35. 2021. https://doi.org/10.1155/2021/8873997

GARCÉS, Lina; FELIZARDO, Kátia; OLIVEIRA, Lucas B.; NAKAGAWA, Elisa Y. An experience report on update of systematic literature reviews. In: PROC. OF THE 29TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING AND KNOWLEDGE ENGINEERING, Pittsburgh, USA, 2017. Anais..., 2017, p. 91-96. https://doi.org/10.18293/SEKE2017-078

GARCÍA-MIRELES, Gabriel A.; MORALES-TRUJILLO, Miguel E. Gamification in software engineering: a tertiary study. In: J. Mejia, M. Muñoz, Á. A. Rocha, J. Calvo-Manzano (ed.), Trends and applications in software engineering. CIMPS 2019. Advances in Intelligent Systems and Computing, v. 1071. Springer, Cham, p. 116-128. 2020. https://doi.org/10.1007/978-3-030-33547-2_10

GARNER, Paul; HOPEWELL, Sally; CHANDLER, Jackie; MACLEHOSE, Harriet; AKL, Elie; BEYENE, Joseph et al. When and how to update systematic reviews: consensus and checklist. BMJ 2016, v. 354, n. 3507, p. 1-10. 2016. https://doi.org/10.1136/bmj.i3507

GOMEZ-ALVAREZ, Maria C.; GASCA-HURTADO, Gloria P.; HINCAPIÉ, Jesús A. Gamification as strategy for software process improvement: a systematic mapping. In: PROC. OF THE 12TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI). Anais... Lisbon, Portugal, 2017.p. 1-7. https://doi.org/10.23919/CISTI.2017.7975773

HAMARI, Juho; KOIVISTO, Jonna; SARSA, Harri. Does gamification work? - A literature review of empirical studies on gamification. In: PROC. OF THE 47TH HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES. Anais... Waikoloa, USA, 2014. p. 3025-3034. https://doi.org/10.1109/HICSS.2014.377

HERNÁNDEZ, Luis; MUÑOZ, Mirna; JEZREEL, Mejia; NEGRÓN, Adriana P. P.; RANGEl, Nora; TORRES, Carlos. A systematic literature review focused on the use of gamification in software engineering teamworks. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. 21, p. 33-50. 2017. https://doi.org/10.17013/risti.21.33-50

HORKOFF, Jennifer; AYDEMIR, Fatma B.; CARDOSO, Evellin; LI, Tong; MATÉ, Alejandro; PAJA, Elda. Goal-oriented requirements engineering: an extended systematic mapping study. Requirements Engineering, v. 24, n. 2, p. 133-160. 2017. https://doi.org/10.1007/s00766-017-0280-z

JESUS, Gabriela, M.; FERRARI, Fabiano, C.; PORTO, Daniel de P.; FABRI, Sandra C. P. F. Gamification in software testing: a characterization study. In: PROC. OF THE 3RD BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SYSTEMATIC AND AUTOMATED SOFTWARE TESTING, 3., 2018. Anais... São Carlos, Brazil, 2018. p. 39-48. https://doi.org/10.1145/3266003.3266007

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: John Wiley & Sons, 2012.

KITCHENHAM, Barbara; BRERETON, O. Pearl; TURNER, Mark. EPIC Case Study 2 - Extension of a Tertiary Study. EPIC Technical Report, EPIC-2008-07. Durham, UK, p. 1-18. 2008.

KUDO, Taciana N.; BULCÃO NETO, Renato de F.; VINCENZI, Auri M. R.; MACEDO, Alessandra A. A revisited systematic literature mapping on the support of requirement patterns for the software development life cycle. Journal of Software Engineering Research and Development, v. 7, n. 1, p. 1-9. 2019. https://doi.org/10.5753/jserd.2019.458

MACHUCA-VILLEGAS, Liliana; GASCA-HURTADO, Gloria, P.; TAMAYO, Luz M. R.; PUENTE, Solbey M. Gamification elements in software engineering contexto. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. E27, p. 718-732. 2020.

MACHUCA-VILLEGAS; Liliana; GASCA-HURTADO, Gloria P. Gamification for improving software project: systematic mapping in project management. In: PROC. OF THE 13TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI), Caceres, Spain, 2018. Anais... 2018, p. 1-6. https://doi.org/10.23919/CISTI.2018.8399415

MAFRA, Sômulo N.; TRAVASSOS, Guilherme H. Estudos Primários e secundários apoiando a busca por evidência em engenharia de software. Relatório Técnico RT – ES 687/06. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 32p. 2006.

MARINATO, Matheus S.; ALVES, Socorro V. L.; ALVES, Enoque M. Analysis of the effects of the use of Gamification as a teaching strategy in disciplines related to the area of Software Engineering. In: PROC. OF THE 15TH CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAJE (LACLO), 2020. Anais... Loja, Ecuador, 2020.p. 1-10. https://doi.org/10.1109/LACLO50806.2020.9381135

MENDES, Emília; KALINOWSKI, Marcos; MARTINS, Daves; FERRUCCI, Filomena; SARRO, Federica. Cross- vs. within-company cost estimation studies revisited: an extended systematic review. In: PROC. OF THE 18TH INT. CONFERENCE ON EVALUATION AND ASSESSMENT IN SOFTWARE ENGINEERING. Anais... London, UK, 2014. p. 1-10. https://doi.org/10.1145/2601248.2601284

MENDES, Emília; WOHLIN, Claes; FELIZARDO, Kátia; KALINOWSKI, Marcos. When to update systematic literature reviews in software engineering. Journal of Systems and Software, v. 167, 110607. 2020. https://doi.org/10.1016/j.jss.2020.110607

MOHER, David; TSERTSVADZE, Alexander; TRICCO, Andrea; ECCLES, Martin; GRIMSHAW, Jeremy; SAMPSON, Margaret; BARROWMAN, Nick. When and how to update systematic reviews. Cochrane Database of Systematic Reviews, n. 1, Art. No.: MR000023. 2008. https://doi.org/10.1002/14651858.MR000023.pub3

MONTEIRO, rodrigo, H. B.; SOUZA, Maurício, R. de A.; OLIVEIRA, Sandro, R. B.; PORTELA, Carlos dos S.; LOBATO, Cesar E. de C. The diversity of gamification evaluation in the software engineering education and industry: trends, comparisons and gaps. In: PROC. OF THE 43rd INT. CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING: SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING TRACK (ICSE-SEET). Anais...Madrid, ES, 2021.p. 154-164, https://doi.org/10.1109/ICSE-SEET52601.2021.00025

OLGUN, Serhan; YILMAZ, Murat; CLARKE, Paul. M.; O’CONNOR, R. V. A systematic investigation into the use of game elements in the context of software business landscapes: a systematic literature review. In: PROC. OF THE 17th INT. CONFERENCE ON SOFTWARE PROCESS IMPROVEMENT AND CAPABILITY DETERMINATION (SPICE). Anais... , Palma de Mallorca, Spain, 2017. p. 384-398.

OLIVEIRA, Edson C. C. Fatores de influência na produtividade dos desenvolvedores de organizações de software. Tese de Doutorado Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (PPGI-UFAM). 197p. 2017.

PEDREIRA, Oscar; GARCÍA, Félix; BRISABOA, Nieves; PIATTINI, Mario. Gamification in software engineering - A systematic mapping. Information and Software Technology, v. 57, p. 157-168. 2015. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2014.08.007

PEREIRA, Ana Carolina R. Os desafios do uso da tecnologia digital na educação em tempos de pandemia. ETD - Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 187-205. 2022. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665777

PORTELA, Carlos; VASCONCELOS, Alexandre; OLIVEIRA, Sandro R. B. Um modelo iterativo para o ensino de engenharia de software baseado em abordagens focadas no aluno. In: SIMP. BRASIL. DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 28., 2017; CONG. BRASIL. DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 6., 2017. Anais ...Recife-PE, Brasil, 2017, p. 304-313.

PORTO, Daniel de P.; JESUS, Gabriela M. de; FERRARI, Fabiano C.; FABBRI, Sandra C. P. F. Initiatives and challenges of using gamification in software engineering: a systematic mapping. Journal of Systems & Software, v. 173, p. 110870. 2021. https://doi.org/10.1016/j.jss.2020.110870

RODRIGUES, Luís F.; OLIVEIRA, Abílio; RODRIGUES, Helena. Main gamification concepts: a systematic mapping study. Heliyon, v. 5, n. 7, e01993. 2019. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2019.e01993

SNOW, Catherine E.; BEALS, Diane, E. Mealtime talk that supports literacy development. New directions for child and adolescent development, v. 2006, n. 111, p. 51-66. 2006. https://doi.org/10.1002/cd.155

SOARES, Michel dos S. Uma experiência de ensino de engenharia de software orientada a trabalhos práticos. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (FEES), 1., 2008; SIMP. BRASIL. DE ENG. DE SOFTWARE (SBES), 22., 2008. Anais... Campinas, Brasil, 2008.

SOUZA, Mauricio R. de A.; VEADO, Lucas F.; MOREIRA, Renata T.; FIGUEIREDO, Eduardo M.; COSTA, Heitor A. X. Games for learning: bridging game-related education methods to software engineering knowledge areas. In: PROC. OF THE 39TH IEEE/ACM INT. CONFERENC ON SOFTWARE ENGINEERING: software eng. and education track, 39., 2017. Anais... Buenos Aires, Argentina, 2017.p. 170-179. https://doi.org/10.1109/ICSE-SEET.2017.17

TRINIDAD, Manuel; CALDERÓN, Alejandro; RUIZ, Mercedes. A systematic literature review on the gamification monitoring phase: how spi standards can contribute to gamification maturity. In: PROC. OF THE 18th INT. CONF. ON SOFTWARE PROCESS IMPROVEMENT AND CAPABILITY DETERMINATIO (SPICE). Anais... Thessaloniki, Greece, 2018. p. 31-44.

VARGAS-ENRIQUEZ, Juan; GARCIA-MUNDO, Lilia; GENERO, Marcela; PIATTINI, Mario. A systematic mapping study on gamified software quality. In: PROC. OF THE 7th INTERNATIONAL CONFERENCE ON GAMES AND VIRTUAL WORLDS FOR SERIOUS APPLICATIONS (VS-Games). Anais... Skovde, Sweden, 2015. p. 1-8. https://doi.org/10.1109/VS-GAMES.2015.7295763

VILAS BOAS, José L.; TEIXEIRA, Murilo A. L.; DAMASCENO, Eduardo F.; BRANCHER, Jacques D. GamAPI - Uma API para gamificação. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n.1, p. 71-80. 2017. https://doi.org/10.22456/1982-1654.69917

WILLIAMS, Kaylene C.; WILLIAMS, Caroline C. Five key ingredients for improving motivation. Research in Higher Education Journal, v. 12, n.1, p. 121-123. 2011. Disponível em: http://aabri.com/manuscripts/11834.pdf

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. O’Reilly Media, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.