Banner Portal
Psicanálise e educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Psicanálise e educação
Ensino remoto
Educação à distância

Como Citar

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Psicanálise e educação: o ensino remoto sujeito às virtualidades do Outro na tela. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023002, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8669175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669175. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

O artigo discute a contraposição entre o conceito de sujeito da Psicanálise, constituído pela dimensão histórica do grande Outro e a noção de indivíduo psicológico enquadrado em um processo de massificação da informação regido pela maquinaria virtual do ensino remoto. Para isto, é resgatado o conceito freudiano de transferência, o conceito lacaniano de sujeito e as contribuições da interface entre Psicanálise e Educação de Kupfer e Patto. Este debate é percorrido também por meio de problematizações da precarização da rotina acadêmica brasileira e a naturalização da redenção supostamente trazida pelo ensino remoto. Por conta disso, finalizamos o debate apontando para o ensino remoto como um sintoma, na linha de uma forma de psicopatologia da vida cotidiana em uma conjuntura mais complexa de mal-estar da educação contemporânea.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669175
PDF

Referências

AQUINO, Júlio. Instantâneos da escola contemporânea. Campinas, SP: Papirus, 2007.

FREUD, Sigmund. Olvido de nomes próprios [1901]. In: FREUD, S. Obras completas, Madri: Editora Biblioteca Nueva, 1967, v. I, p. 629-632.

FREUD, Sigmund. La dinámica de la transferencia [1912]. In: FREUD, S. Obras completas, Madri: Editora Biblioteca Nueva, 1968a, v. II, p. 413-418.

FREUD, Sigmund. Recuerdo, repetición y elaboración [1914]. In: FREUD, S. Obras completas, Madri: Editora Biblioteca Nueva, 1968b, v. II, p. 437-442.

FREUD, Sigmund. Observaciones sobre el amor de transferencia [1915]. In: FREUD, S. Obras completas, Madri: Editora Biblioteca Nueva, 1968c, v. III, p. 442-448.

FREUD, Sigmund. La transferencia [1916]. Introducción al psicoanálisis. In: FREUD, S. Obras completas, Madri: biblioteca Nueva, 1968d, v. III, p. 373-382.

GAY, Peter. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo, SP: Cia das Letras. 1989.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 116 p.

HAROCHE, Claudine. O sujeito diante da aceleração e da ilimitação contemporânea. Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, 2015, v. 41, n. 4, p. 851-862. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015041920 . Acesso em: 31 março 2022.

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo, SP: Scipione. 1992.

KUPFER, Maria Cristina.Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo, SP: Escuta. 2001.

LACAN, Jean Jacques. Escritos. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1998.

LACAN, Jean Jacques. O seminário, livro 8: a transferência. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar. 1992a. (Trabalho original de 1960-1961)

LACAN, Jean Jacques. O Seminário livro 17, O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.1992b. (Trabalho original de 1969-1970).

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo, SP: editora 34, 1996.

MAURITS CORNELIS ESCHER, guiadasartes.com.br, data da publicação: 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/maurits-cornelis-escher/obras-e-biografia. Acesso em: 13/2/2023.

MORIN, Edgard. A noção de sujeito. In: D. F. Schnitman (org.), Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996, p. 45-58.

PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes. 1997.

PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, v. 39, n. 2, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200002. Acesso em 30 mar 2022.

SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru, SP: EDUSC. 2001.

VOLTOLINI, Rinaldo. Educação à distância: algumas questões. ETD [online]. v.10, n.02, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.981. Acesso em 14 abr 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.