Banner Portal
Pluralidade na Ciência
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Pesquisa-ação
Pedagogia do esporte
Revisão sistemática
Métodos de ensino

Como Citar

BURCH, Martina Gonçalves; RODRIGUES, Agnes Teixeira; AIRES, Luma Lemos; OLIVEIRA, Eduardo Rodrigues; GINCIENE, Guy. Pluralidade na Ciência: os diferentes modos de se fazer pesquisa-ação na pedagogia do esporte. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024032, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672168. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672168. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado de um percurso de estudos de um grupo de pesquisa sobre pesquisa-ação na Pedagogia do Esporte, cujo objetivo foi realizar uma revisão sistemática da produção científica sobre os métodos de ensino dos esportes, realizadas por meio de uma pesquisa-ação. Para isso realizamos uma busca na base de dados EBSCO, por ser uma base que contempla artigos da Pedagogia do Esporte em esfera internacional. Foram encontrados oito artigos, os quais foram analisados por meio de uma análise temática reflexiva e chegamos nas seguintes categorias de análise: (a) Local da pesquisa; (b) Tempo de Pesquisa; (c) Cenários; (d) Produção das informações; (e) Instrumentos; (f) Abordagem pedagógica utilizada; (g) Tipos de Pesquisa-ação.  Após a análise, percebemos que existem diferentes modos de se fazer pesquisa-ação na Pedagogia do Esporte. Basicamente as pesquisas são paraalguém (colaborativa) e ou sobre alguém (estratégica), ou seja: no primeiro caso o processo de ensino é pensado para um determinado grupo e existe diálogo com quem participa da pesquisa. Já no segundo grupo (sobre) as pesquisas foram realizadas por meio de uma intervenção de ensino, na qual quem participa não contribui.  Outro aspecto marcante da análise foi a ausência de pesquisa que investiguem com os(as) participantes (pesquisa ação crítica).

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672168
PDF

Referências

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. One size fits all? What counts as quality practice in (reflexive) thematic analysis? Qualitative Research in Psychology, London, v. 18, n. 3, p. 328-352, 2021.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria; WEATE, Paul. Using thematic analysis in sport and exercise research. In: SMITH, Brett; SPARKES, Andrew C. (org.). Routledge Handbook of Qualitative Research in Sport and Exercise. London and New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2017, p. 191–205.

CASEY, Ashley; DYSON, Ben. The implementation of models-based practice in physical education through action research. European Physical Education Review, Chester, v. 15, n. 2, p. 175-199 , 2010.

ERIKSSON, Nicolina; ROMAR, Jan-Erik; DYSON, Ben. The action research story of a student-teacher: change is not easy and it takes time, effort, and critical reflection. International Journal of Action Research, Leverkusen v. 13, n. 1, p. 51-74 , jan. 2017.

FARIAS, Cláudio; MESQUITA, Isabel; HASTIE, Peter Andrew; O’DONOVAN, Toni. Mediating peer teaching for learning games: an action research intervention across three consecutive sport education seasons. Research Quarterly for Exercise & Sport, London, v. 89, n. 1, p. 91-102 , mar. 2018.

FARIAS, Cláudio; HASTIE, Peter Andrew; MESQUITA, Isabel. Scaffolding student–coaches’ instructional leadership toward student-centred peer interactions: A yearlong action-research intervention in sport education. European Physical Education Review, Chester, v. 24, n. 3, p. 269-291 , 2018.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502 , 2005.

GRANT, Barbara M.; GIDDINGS, Lynne S. Making sense of methodologies: a paradigm framework for the novice researcher. Contemporary nurse: a journal for the Australian nursing profession, London, v. 13, n. 1, p. 10-28 , 2002.

GUBACS-COLLINS, Klara. Implementing a tactical approach through action research. Physical Education & Sport Pedagogy, London, v. 12, n. 2, p. 105-126 , jun. 2007.

HARVEY, Stephen; JARRETT, Kendall. A review of the game-centred approaches to teaching and coaching literature since 2006. Physical Education & Sport Pedagogy, London, v. 19, n. 3, p. 278-300, maio 2014.

HASTIE, Peter A; MARTINEZ DE OJEDA, Diego; LUQUIN, Antonio Calderón. Physical education and sport pedagogy a review of research on sport education: 2004 to the present. Physical Education & Sport Pedagogy, London, v. 16, n. 2 , 2011.

KEMMIS, Stephen. Action research as a practice-based practice. Educational Action Research, London, v. 17, n. 3, p. 463-474 , 2009.

LUGUETTI, Carla; LOPES, Priscila; SOBRINHO, Diego Rodrigues de Souza; CARBINATTO, Michele Viviene.The complexity, tensions and struggles in developing learning communities throughout a sport education season. European Physical Education Review, Chester, nov. 2019.

MOY, Brendan; RENSHAW, Ian; DAVIDS, Keith. The impact of nonlinear pedagogy on physical education teacher education students’ intrinsic motivation. Physical Education & Sport Pedagogy, London, v. 21, n. 5, p. 517-538 , set. 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ARAÚJO, Sara; BAUMGARTEN, Maíra. As epistemologias do sul num mundo fora do mapa. Sociologias, Porto Alegre,v. 18, n. 43, p. 14-23 , 2016.

SIEDENTOP, Daryl; HASTIE, Peter; MARS, Hans Van Der. Complete guide to sport education. 2. ed. Champaingn, IL: Human Kinetics, 2011.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo v. 31, n. 3, p. 443-466 , 2005.

VILA, Gema Ortega; MARTÍN, Jorge Franco; FUENTES-GUERRA, Javier Giménez; GONZÁLEZ, Javier Durán; SÁNCHES, Concepción Jiménez; MARTÍN, Pedro J. Jiménez; LAMBERT, John. An evaluation of the “white card” as a resource for promoting an educational sports competition. Journal of Human Sport & Exercise, Alicante, v. 11, n. 1, p. 19-30 , jan. 2016.

WALLHEAD, Tristan; O’SULLIVAN, Mary. Sport education: physical education for the new millennium? Physical Education & Sport Pedagogy, London, v. 10, n. 2, p. 181-210, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.