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Transmedia storytelling (narrativa transmídia) para aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Pedagogia narrativo-transmidiática
Adolescentes
Socioeducação

Como Citar

MÜNCH, Luciane Amaral Corrêa; VILLARROEL, Márcia Amaral Corrêa Ughini; BORBA, Lívia Lúcia Oliveira; CATAFESTA, Cláudia; MIRANDA, Lucas Pereira de; BRESSAN, Michelle Roberta Bravo; CARACAS, Jaqueline Reis. Transmedia storytelling (narrativa transmídia) para aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei: uma abordagem transdisciplinar para inovação no contexto das medidas socioeducativas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024033, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673090. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673090. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este artigo trata de pesquisa que propõe o uso da pedagogia narrativo-transmidiática como uma abordagem inovadora para a aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei, criando oportunidades para que desenvolvam competências que os habilitem a construir seu futuro. Na perspectiva de que as instituições destinadas à internação não devem ser espaços de reclusão, punição e violência, mas precisam se tornar unidades educacionais, parte da constatação da insuficiência e inadequação do atual sistema educacional, que não leva em consideração a realidade, a subjetividade e os interesses dos adolescentes, nem tampouco contempla perspectivas para seu futuro após a internação. Com base em pressupostos construtivistas, apresenta revisão sistemática de literatura sobre formas transversais de atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação com temas relacionados à transmedia storytelling (narrativa transmídia) ou ao design sistêmico. Ao final, propõe o uso da pedagogia transmidiática pelas características que possibilitam um real protagonismo e engajamento dos adolescentes, bem como a continuidade do processo de aprendizagem para além do tempo da internação, respeitando sua condição de sujeitos em desenvolvimento.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673090
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