Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo elucidar os principais desafios de professores mestres e doutores no cotidiano escolar frente ao desenvolvimento da pesquisa na Educação Básica. De abordagem qualitativa, a produção de dados se deu em duas etapas: entrevista semiestruturada e grupos de discussão. Como participantes tivemos trinta professores mestres e ou doutores que atuam nas três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), em instituições privadas e públicas da Rede Municipal de Joinville - Santa Catarina. Os principais autores de suporte teórico foram: Gatti (2012, 2013), Lüdke (2009, 2010), Rausch (2010, 2012) e André (2002). Os principais desafios referem-se: ao tempo; aos conteúdos; ao apoio da gestão e redes de ensino; ao financiamento; à formação continuada; à valorização e condições de trabalho, bem como os dilemas diante da pandemia Covid-19. Esta pesquisa visa contribuir com as reflexões sobre a formação e atuação docente, especialmente, acerca do professor-pesquisador e da realização de pesquisas na Educação Básica. Os resultados evidenciaram que mesmo professores mestres e ou doutores que possuem certa formação em pesquisa manifestaram possuir poucas condições para realizar pesquisa na Educação Básica. Isto nos remete a afirmar que, além da importância da formação do professor em pesquisa, de sua disposição e interesse em realizá-la, aspectos que envolvem tempo, espaço, recursos e estímulos são fundamentais para que ele possa, de fato, desenvolver-se como professor-pesquisador na Educação Básica.
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