Banner Portal
O público e o democrático na Educação Deweyniana
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Educação progressista
História da educação
Filosofia da educação
Princípios da educação

Como Citar

NEITZEL, Odair; DALBOSCO, Cláudio Almir; SCHWENGBER, Ivan Luis. O público e o democrático na Educação Deweyniana: uma reconstrução com base em Jürgen Oelkers. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023006, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670238. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670238. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A investigação é uma abordagem bibliográfica em perspectiva hermenêutica reconstrutiva. Tematicamente ocupa-se com proposta educacional de John Dewey e seu princípio pedagógico da democracia como forma de vida. A reconstrução, baseada nas investigações de Jürgen Oelkers, persegue as razões pelas quais a concepção de uma pedagogia democrática emerge no contexto americano do novo mundo. O que se pode constatar ao observar os processos históricos e de constituição da sociedade americana, é que os diferentes grupos e organizações sociais, buscavam modelos de vida comuniais solidários e de cooperação social, configurando um ambiente propício à emergência duma esfera pública favorável a emergência de propostas educacionais democráticas.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670238
PDF

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020. 208 p.

ANTIC, Andreas. Digitale Öffentlichkeiten und intelligente Kooperation: Zur Aktualität des demokratischen Experimentalismus von John Dewey. Potsdam: Universität Potsdam, 2018.

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Arendt, H. Entre o passado e o futuro. 7 ed. São Paulo: Perspectiva. 2013, cap. 5, p. 221-247. (Debates).

BENNER, Dietrich., BRÜGGEN, Friedhelm. Geschichte der Pädagogik: Vom Beginn der Neutzeit bis zur Gegenwart. Stuttgart: Reclam, 2011.

BERNSTEIN, Richard. Filosofía y democracia: John Dewey. Barcelona: Herder Editorial. 2010.

BIESTA, Gert. Dewey’s democratic deficit Education and democracy revisited. In: Higgins, S. H., Coffield, F. John Dewey’s education and democracy: a British tribute. London: UCL IOE Press, 2016. p. 149-169.

BIGNOTTO, Newton. As aventuras da virtude: As ideias republicanas na França do século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CARTER, James Gordon. Essays on popular education, containing a particular examination on the schools of massachusetts, and an outline of the institution for the education of teachers. Boston: Bowles & Dearborn, 1826.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. 420p. (Atualidades Pedagógicas; v.21).

DEWEY, John. La opinión pública y sus problemas. Madrid: Ediciones Morata. 2004.

DEWEY, J. A Democracia como ideal moral: a democracia criadora – a tarefa à nossa frente. In: Edman, Irwin. John Dewey. (S. Tostes, Trans.). Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 196. p. 326-335.

FOURIER, Charles. Théorie de l’unité universelle. Paris: Les Presses du réel, 2001, 656p.

HABERMAS, Jürgen. Erkenntnis und Interesse: Mit einem neuen Nachworth. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.

HABERMAS, Jürgen. Strukturwandel der Öffentlichkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990.

HONNETH, Axell. Zwischen Prozeduralismus und Teleologie: Ein ungelöster Konflikt in der Moraltheorie von John Dewey. In: Joas, H (org.). Philosophie der Demokratie: Beiträge zum Werk von John Dewey. Frankfurt am Main: Suhrkamp, p. 116-138. 2000.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é "Esclarecimento"? (Aufklärung) In: Kant, Imannuel. Textos Seletos. 9 ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2013. cap. 4, p. 63-71.

MONTESQUIEU, Charles-Louis de Secondat. O espírito das leis. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 851p. (Paideia).

OELKERS, Jürgen. Demokratie und Bildung: über die Zukunft eines Problems. Zeitschrift für Pädagogik, Frankfurt am Main, 2000, vol. 46, n. 3, p. 333-347.

OELKERS, Jürgen. John Dewey und die Pädagogik. Weinheim/Basel: Belz Verlag. 2009a.

OELKERS, Jürgen. Demokratisches Denken in der Pädagogik. Zeitschrift für Pädagogik, Frankfurt am Main, vol. 56, n. 1, p. 18. 2010.

OELKERS, Jürgen. Wandel von Öffentlichkeit und die Zukunft der öffentlichen Bildung. Magazin erwachsenbildung, vol. 32, n. 10, p. 1-13. 2017.

OELKERS, Jürgen. Öffentliche Bildung und partizipatorische Demokratie: ein Essay. Magazin erwachsenbildung, Wien, vol. 39, p. 1-12. 2020.

OELKERS, Jürgen. John Deweys Schule. Vortrag im Amerikahaus Heidelberg. Heidelberg, 18p. 2009b.

SAFATLE, Vladimir. Pósfácio. In: BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

TANNER, Konrad. Vaterländische Gedanken über die mögliche gute Auferziehung der Jugend in der helvetischen Demokratie. Zürich, (Vol. 1): Zentralbibliothek Zürich, 1787. 133p. https://doi.org/10.3931/e-rara-85053.

VORLÄNDER, Karl. Immanuel Kant: Der Mann und das Werk . Berlin: Fourier Verlag, 2003.

ZUBOFF, Shoshana. A Era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro na nova fronteira do saber. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020. 800p.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.