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O público e o democrático na Educação Deweyniana
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação progressista
História da educação
Filosofia da educação
Princípios da educação

Como Citar

NEITZEL, Odair; DALBOSCO, Cláudio Almir; SCHWENGBER, Ivan Luis. O público e o democrático na Educação Deweyniana: uma reconstrução com base em Jürgen Oelkers. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023006, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670238. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670238. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

A investigação é uma abordagem bibliográfica em perspectiva hermenêutica reconstrutiva. Tematicamente ocupa-se com proposta educacional de John Dewey e seu princípio pedagógico da democracia como forma de vida. A reconstrução, baseada nas investigações de Jürgen Oelkers, persegue as razões pelas quais a concepção de uma pedagogia democrática emerge no contexto americano do novo mundo. O que se pode constatar ao observar os processos históricos e de constituição da sociedade americana, é que os diferentes grupos e organizações sociais, buscavam modelos de vida comuniais solidários e de cooperação social, configurando um ambiente propício à emergência duma esfera pública favorável a emergência de propostas educacionais democráticas.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670238
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