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Cronotopos na cibercultura
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Cronotopo
Letramentos digitais
Formação docente
Tecnologias digitais

Como Citar

SILVA, Ivanda Maria Martins. Cronotopos na cibercultura: tecnologias, letramentos digitais e formação docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023028, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672132. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672132. Acesso em: 7 nov. 2024.

Resumo

Pretende-se refletir sobre a noção de cronotopia, estudada por Bakhtin (2014), tendo em vista as relações indissociáveis entre tempo e espaço no cenário da pandemia de Covid-19, no qual as conexões entre tecnologias e educação transformaram-se continuamente. A necessidade de isolamento social e a paralisação de aulas presenciais nas escolas e universidades foram determinantes no redimensionamento das interações cronotópicas e dialógicas entre os sujeitos. Docentes e discentes tiveram que se adaptar, rapidamente, em função de desafios a partir da crescente inserção de recursos tecnológicos em práticas de Ensino Remoto Emergencial - ERE, Educação a Distância - EAD, e outras experiências pedagógicas. As confusões epistemológicas entre ERE e EAD refletiram-se em processos de ensino a aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. O cronotopo pandêmico destacou a necessidade de formação docente para ampliar práticas de letramentos digitais de professores e discentes, com foco em usos críticos, reflexivos e pedagógicos das tecnologias.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672132
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