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Cultura e autogestão da vida
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Dores emocionais
Formação de professores
Cultura
Autodeterminação
Autogestão da vida

Como Citar

SOUZA, Sandra Elisa Réquia; TREVISAN, Amarildo Luiz. Cultura e autogestão da vida: a hermenêutica da autocompreensão de professores universitários sobre as suas dores emocionais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023027, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670534. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670534. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

RESUMO

A cultura dos dualismos incentiva e promove a desconexão de indivíduos com a sua autodeterminação e a autogestão da vida. Os lapsos da dissociação entre emoção e razão, inspirada pelo platonismo e pleiteada na modernidade, atinge patamares equivocados nos nossos dias, suscitando sofrimentos. A partir desse entendimento, propõem-se, neste estudo, algumas reflexões acerca da influência da cultura universitária em vigor na autogestão da vida e a participação dessa relação no sofrimento psíquico de docentes universitários. Para tanto, são utilizadas as investigações neurocientíficas de Antonio Damásio sobre os sentimentos de dor e de prazer como forças motivadoras da cultura e das reflexões de Baruch Espinosa (1632-1677) pelas surpreendentes antevisões relativas à teoria dos afetos que predizem os conhecimentos da neurociência dos séculos XX e XXI. Assim, foi empregada a hermenêutica afetiva para interpretar as narrativas de docentes, pois essa abordagem permite o diálogo como mediação intersubjetiva, possibilitando a compreensão do real na sua significação, ou seja, o sentido subjetivo que cada um confere ao que está acontecendo. O enfrentamento dos problemas é possível por meio da formação e desenvolvimento de professores para a autodeterminação e a autogestão da vida, o que exige a busca de um novo horizonte pedagógico que acolha e ampare outras perspectivas orientadoras da cultura. E isso em busca da sustentação de sentidos norteadores de novos saberes que incorporem demandas emocionais, visando a superar as dicotomias e ambiguidades preconizadas pelo paradigma da consciência.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670534
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