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Análise dos recursos visuais de vídeos de músicas e histórias infantis com comunicação suplementar e alternativa
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação especial
Comunicação
Linguagem especializada
Acessibilidade
Tecnologia da informação e da comunicação

Como Citar

MOREIRA, Kelly Freire; MASSARO, Munique. Análise dos recursos visuais de vídeos de músicas e histórias infantis com comunicação suplementar e alternativa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024001, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8669172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669172. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A Comunicação Suplementar e Alternativa pode possibilitar o acesso de pessoas com necessidades complexas de comunicação aos materiais culturais produzidos historicamente pela humanidade. Para tanto, é necessário conhecer e analisar os materiais que estão disponíveis na sociedade. O objetivo deste artigo é analisar vídeos de músicas e histórias com símbolos pictográficos de comunicação suplementar e alternativa que estão na plataforma de compartilhamento de vídeos do Youtube. Para a busca foram utilizadas as palavras-chave: “ARASAAC música”, “ARASAAC história” e “ARASAAC conto”. Foram analisados ​​97 vídeos por meio das categorias de análise de conteúdo Recursos Visuais e Pregnância da Forma. Evidenciou-se que os recursos visuais utilizados foram variados, proporcionando baixa e alta pregnância de forma, mas o princípio de figura-fundo dos pictogramas foi um elemento utilizado pela grande maioria dos vídeos. Acerca das imagens apresentadas nos materiais, houveram variações no seu uso, como: plano de fundo, cenário, complemento ou representação de um determinado personagem, pessoa ou objeto. Em relação aos textos, todos os materiais que utilizaram a escrita eram completos, ao contrário das aplicações de pictogramas, mas apenas 14 vídeos utilizaram todos os caracteres da linguagem escrita. Este artigo discute a importância da produção de vídeos adequados e de qualidade para que crianças com necessidades complexas de comunicação possam ter acesso aos bens culturais, possam aprender e se desenvolver.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669172
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