Resumo
A Comunicação Suplementar e Alternativa pode possibilitar o acesso de pessoas com necessidades complexas de comunicação aos materiais culturais produzidos historicamente pela humanidade. Para tanto, é necessário conhecer e analisar os materiais que estão disponíveis na sociedade. O objetivo deste artigo é analisar vídeos de músicas e histórias com símbolos pictográficos de comunicação suplementar e alternativa que estão na plataforma de compartilhamento de vídeos do Youtube. Para a busca foram utilizadas as palavras-chave: “ARASAAC música”, “ARASAAC história” e “ARASAAC conto”. Foram analisados 97 vídeos por meio das categorias de análise de conteúdo Recursos Visuais e Pregnância da Forma. Evidenciou-se que os recursos visuais utilizados foram variados, proporcionando baixa e alta pregnância de forma, mas o princípio de figura-fundo dos pictogramas foi um elemento utilizado pela grande maioria dos vídeos. Acerca das imagens apresentadas nos materiais, houveram variações no seu uso, como: plano de fundo, cenário, complemento ou representação de um determinado personagem, pessoa ou objeto. Em relação aos textos, todos os materiais que utilizaram a escrita eram completos, ao contrário das aplicações de pictogramas, mas apenas 14 vídeos utilizaram todos os caracteres da linguagem escrita. Este artigo discute a importância da produção de vídeos adequados e de qualidade para que crianças com necessidades complexas de comunicação possam ter acesso aos bens culturais, possam aprender e se desenvolver.
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