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O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo no ensino remoto emergencial
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação profissional e tecnológica
Ensino remoto emergencial
Atividades pedagógicas não presenciais
Modelo TPACK
Modelo SAMR

Como Citar

BEDERODE, Igor Radtke; ARAUJO, Jair Jonko. O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo no ensino remoto emergencial. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023004, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8669279. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669279. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

Em um mundo impactado pela pandemia de COVID-19, novos desafios surgiram em profusão para docentes, estudantes e gestores, uma vez que tiveram, por força do cenário pandêmico, que atuar diante de um ambiente de excepcionalidade, no qual alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo tanto de reduzir o prejuízo educacional como o de preservar o direito à educação. Assim sendo, a presente pesquisa buscou compreender como os professores do Curso Técnico de Nível Médio XXXX, entendem e concretizam suas práticas docentes no Ensino Remoto Emergencial por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, buscando relacioná-las com elementos que compõe o perfil dos mesmos, no que diz respeito ao consorciamento de conhecimentos acerca do conteúdo, da tecnologia e da pedagogia. O estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa amparada, em termos de procedimentos técnicos, em um estudo de caso. Os resultados apontam para existência de uma correlação direta entre o perfil docente, no que tange ao consorciamento de conhecimentos acerca do conteúdo, da tecnologia e da pedagogia, e o entendimento e a concretização das práticas educativas dos docentes no Ensino Remoto Emergencial por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669279
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Referências

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