Resumo
O objetivo desta pesquisa é refletir, em uma perspectiva ecológica e pós-dualista (Paveau, 2021), de que modo se dá a prática de análise de gêneros nativos digitais em uma escola pública de Ensino Médio no município de Tauá–CE, tendo em vista que diretrizes educacionais como PCNs e BNCC encorajam implementações dos gêneros nas práticas de ensino. A partir dessa observação, busca-se, ainda, propor estratégias eficazes para incorporá-los de maneira significativa no ensino de língua portuguesa. Os pressupostos teóricos desta pesquisa estão embasados, sobretudo, nas noções de texto e gêneros presentes nos estudos de Marcuschi (2002) e de Cavalcante et al. (2022), visando refletir sobre o ensino de língua portuguesa por meio de gêneros nativos digitais. Este trabalho adota uma metodologia de pesquisa qualitativa, fruto de uma oficina elaborada a partir do desdobramento de outra aplicada no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ministrada por parte dos autores, e que se desenvolveu em duas etapas: teórica e prática. A primeira etapa consistiu na contextualização de gêneros em meio digital, amparados nos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática. Já a segunda etapa, por sua vez, direcionou-se à análise de peças publicitárias, que se constituem como gêneros nativos digitais, presentes nas plataformas Instagram e X (antigo Twitter), seguida pela criação de peças publicitárias próprias. Os resultados desta pesquisa destacam a importância de integrar os gêneros nativos digitais no contexto educacional, reconhecendo sua relevância na comunicação contemporânea e sua influência no desenvolvimento das habilidades dos alunos.
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