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Ler o silêncio entre franjas e frestas
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Palavras-chave

Silêncio
Leitura
Ensino
Linguagem
Discurso

Como Citar

RODRIGUES, Eduardo Alves; AGUSTINI, Cármen. Ler o silêncio entre franjas e frestas. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 25, n. esp, p. 85–111, 2022. DOI: 10.20396/lil.v25iesp.8671091. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671091. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Realizamos, neste trabalho, uma experimentação teórico-metodológica da relação entre os conceitos de leitura e silêncio, a partir de uma perspectiva discursiva, tal como delineada nos trabalhos de Eni Orlandi, em sua filiação à teoria do discurso de M. Pêcheux. Por meio de certa variedade de objetos expostos à leitura, nosso objetivo é dar lugar, no ensino, à produção da leitura discursiva, o que, de nosso ponto de vista, requer a consideração do fundamento segundo o qual, para se compreender como determinado objeto simbólico significa, é preciso apreender o movimento constitutivo entre silêncio, sentido e linguagem. É com esse gesto crítico de leitura e de experimentação que celebramos os 30 anos de publicação d'As formas do silêncio, nosso modo de, no e pelo afeto, na e pela teoria, homenagearmos o trabalho autoral consistente, realizado a partir de um olhar fino e significativo com a linguagem, com a significação e com o silêncio, materializado nessa obra.

https://doi.org/10.20396/lil.v25iesp.8671091
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Referências

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